spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Aumento de 38% nos casos de Síndrome Respiratória é registrado no Amazonas

Foi registrado um aumento de 38% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Amazonas, passando de 1.868 casos registrados até 8 de junho para 2.578 casos notificados até 5 de julho.

Esses dados estão presentes no último Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios, emitido na última segunda-feira (8) pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP).

Conforme o boletim, dos 2.578 casos notificados de SRAG, 1.157 foram identificados como SRAG por vírus respiratórios, sendo 73 nas últimas três semanas (16 de junho a 5 de julho).

O aumento no número de mortes por vírus respiratórios também foi registrado. Até 5 de julho deste ano, 25 óbitos foram contabilizados – no boletim anterior, de 8 de junho, constavam apenas 17 mortes por vírus respiratórios. Isso representa um aumento de 47% nos óbitos entre os dois boletins.

Faixa Etária

Foi informado no boletim que, nas últimas três semanas, as faixas etárias mais afetadas foram: crianças menores de 1 ano (37%); crianças de 1 a 4 anos (16%); e pessoas com mais de 60 anos (24%).

Entre 1º e 5 de julho, os vírus respiratórios mais comuns foram: SARS-CoV-2 (29%) – ou Covid-19; Rinovírus (19%); Vírus Sincicial Respiratório (VSR) (15%); Adenovírus (5%) e Influenza A (2%).

Aumento na Procura por Medicamentos

Com o aumento das notificações de síndromes respiratórias, também foi observada uma maior procura por medicamentos antigripais e antialérgicos em Manaus.

Em resposta à solicitação da equipe de reportagem de A CRÍTICA, foi informado pelo Grupo Tapajós que, nas últimas semanas, houve um aumento significativo na demanda por medicamentos antigripais e antialérgicos nas suas três redes de drogarias em Manaus.

“A maior procura está diretamente relacionada à chegada da estação seca na região, conhecida por agravar condições respiratórias e alérgicas”, afirmou o grupo em nota.

De abril para maio deste ano, foi observado um aumento de 16,74% nas vendas dos quatro medicamentos mais procurados: Cimegripe, Benegripe, Resfenol e Coristina. A tendência de crescimento se acentuou de maio para junho, com um salto de 59,49% na demanda.

Nos primeiros dias de julho, a continuidade no aumento do consumo já foi observada, com um crescimento de 64,14% em relação ao mesmo período de junho, destacando-se o aumento na procura por Resfenol e Coristina, que registraram os maiores índices de crescimento.

Foi acrescentado pelo Grupo Tapajós que a empresa está atenta a essas mudanças no comportamento do consumidor e reforça seu compromisso em manter o abastecimento adequado para atender à crescente demanda, garantindo que os produtos estejam disponíveis para a população de Manaus durante este período crítico.

Prevenção

Para prevenir a SRAG, são recomendadas pela FVS-RCP medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras, higiene frequente das mãos, etiqueta respiratória e vacinação contra Covid-19 e Influenza.

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Nove milicianos são presos durante ‘festa do crime’ no RJ

Nove milicianos foram presos, na madrugada deste domingo (13), durante uma ‘festa do crime’ na cidade de Duque de Caxias, na...