Em exibição nos cinemas, “Pecadores” é o novo filme do aclamado diretor Ryan Coogler. Com recepção amplamente positiva da crítica especializada, o longa é um terror estrelado por Michael B. Jordan em papel duplo.
Na trama, dois irmãos gêmeos (Jordan) retornam à sua cidade natal e se deparam com um mal sobrenatural. O elenco ainda inclui nomes como Hailee Steinfeld e Delroy Lindo.
Aproveitando o hype do filme, elaboramos uma lista com 5 filmes de Ryan Coogler para você conferir nos streamings.
Ryan Coogler: filmes com participação do diretor
Fruitvale Station: A Última Parada (2013)
A estreia de Ryan Coogler como diretor de longa-metragem foi no aclamado “Fruitvale Station”. O filme é baseado em uma tragédia real: o assassinato de Oscar Grant III.
Grant, um jovem negro de 22 anos, foi morto no Dia de Ano Novo de 2009 por Johannes Mehserle, um policial do BART (Bay Area Rapid Transit, sistema de trem urbano de San Francisco), em Oakland, na Califórnia.
O acontecimento ocorreu após relatos de uma briga em um trem lotado na plataforma da estação Fruitvale. O policial Anthony Pirone deu uma joelhada na cabeça de Grant e o forçou a ficar deitado de barriga para baixo na plataforma.
Em seguida, o policial Johannes Mehserle sacou sua pistola e disparou contra Grant, que morreu em decorrência disso. Os eventos foram capturados por celulares de testemunhas, e os vídeos viralizaram na internet, levando a protestos e distúrbios.
O ator Michael B. Jordan estrela como Oscar Grant III, enquanto Kevin Durand e Chad Michael Murray interpretam os dois policiais do BART.
- Onde assistir:
- Amazon Prime Video;
- Pluto TV (gratuito com anúncios).
Creed: Nascido para Lutar (2015)
Spin-off da franquia “Rocky”, “Creed” foi um sucesso de público e crítica. Michael B. Jordan interpreta Adonis, filho de Apollo Creed – personagem vivido por Carl Weathers nos quatro primeiros filmes da série original.
Na trama, Adonis Creed é um boxeador amador que passa a ser treinado por Rocky Balboa (Sylvester Stallone), antigo rival e amigo de seu pai.
Além de dirigir, Ryan Coogler criou a história e co-escreveu o roteiro com Aaron Covington. O sucesso do longa gerou duas continuações, embora Coogler tenha atuado apenas como produtor nelas. Por sua atuação, Stallone recebeu a indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Pantera Negra (2018)
Ryan Coogler é o diretor de um dos filmes do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) de maior impacto cultural e sucesso crítico e comercial: “Pantera Negra”.
Com sete indicações ao Oscar, o filme venceu três estatuetas. Foi o primeiro filme de super-herói indicado a Melhor Filme e o primeiro do MCU a ganhar um Oscar. Além disso, foi um sucesso estrondoso, com 1,3 bilhão de dólares arrecadados mundialmente.
A trama acompanha T’Challa / Pantera Negra (Chadwick Boseman), coroado rei de Wakanda após a morte de seu pai. Porém, ele é desafiado por Killmonger (Michael B. Jordan), que tem opiniões políticas divergentes e planeja iniciar uma revolução.
Lupita Nyong’o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Angela Bassett, Forest Whitaker e Andy Serkis completam o elenco.
Pantera Negra: Wakanda para Sempre (2022)
Ryan Coogler também assina a direção da continuação de “Pantera Negra”, que não conseguiu repetir o mesmo impacto.
“Pantera Negra: Wakanda para Sempre” segue os líderes de Wakanda tentando proteger sua nação após a morte do rei T’Challa, personagem retirado de cena devido ao falecimento de Chadwick Boseman.
Letitia Wright, que interpreta Shuri, a princesa de Wakanda e responsável por projetar novas tecnologias para a nação, assume o protagonismo. Lupita Nyong’o, Martin Freeman, Julia Louis-Dreyfus e Angela Bassett são alguns dos nomes do elenco.
Leia mais:
Space Jam: Um Novo Legado (2021)
Embora Ryan Coogler não assine a direção de “Space Jam: Um Novo Legado”, ele é um dos produtores do filme e ajudou no roteiro.
Sequência independente de “Space Jam” (1996), o filme é estrelado pelo jogador de basquete LeBron James. Na trama, LeBron pede ajuda aos Looney Tunes para vencer um jogo de basquete em um multiverso temático da Warner Bros. contra uma IA rebelde (Don Cheadle) que sequestrou seu filho.
Judas e o Messias Negro (2021)
(divulgação)
Assim como “Space Jam: Um Novo Legado”, este longa conta com a produção de Ryan Coogler. Com direção de Shaka King, Judas e o Messias Negro retrata a história real de Fred Hampton, líder dos Panteras Negras em Illinois, e de William O’Neal, informante do FBI infiltrado no movimento.
O filme tem LaKeith Stanfield, no papel de O’Neal, e Daniel Kaluuya, que venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação como Hampton. A trama mostra a ascensão de Hampton como uma figura revolucionária e o impacto da traição de O’Neal, abordando temas como racismo estrutural, vigilância estatal e resistência.
Fonte: Olhar Digital