spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Sabe aquela compra pela internet que demorava uma eternidade pra chegar? Terminal de Cargas do Manaus Airport terá novo serviço, que reduz entrega de compras internacionais para até sete dias

– Novo Serviço de Remessa Expressa – Courier no Aeroporto de Manaus deve impulsionar e-commerce;

– Em novembro, o aeroporto obteve autorização da Anac para iniciar o serviço, que agora está em trâmite na Receita Federal;

– Novidade vai beneficiar consumidores e empresas, pois vai aumentar a celeridade das compras de mercadorias internacionais.

 

O Manaus Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, tem previsão de iniciar, no primeiro semestre de 2026, um novo serviço de Remessa Expressa – Courier — entrega expressa internacional — que promete reduzir consideravelmente o tempo de chegada de compras feitas em marketplaces. Atualmente, encomendas destinadas ao Amazonas podem levar até 60 dias para chegar ao consumidor. Com a novidade, o prazo deve cair para cerca de sete dias.

A iniciativa integra um pacote de melhorias que a Concessionária vem implementando no Terminal de Cargas (TECA) de Manaus, buscando promover impactos positivos na economia local. O serviço visa impulsionar o e-commerce e facilitar o processo de importação para consumidores. Em novembro deste ano, o Manaus Airport recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar os procedimentos. O processo, agora, segue para trâmites finais junto à Receita Federal, responsável pelo alfandegamento específico necessário para operações desse tipo.

Os produtos vindos da Ásia ou dos Estados Unidos costumam seguir para São Paulo, depois Curitiba, que é a base principal dos Correios, e só então chegam a Manaus. Com a operação implantada no TECA de Manaus, as encomendas internacionais serão processadas diretamente na capital.

O Gerente Cargo do Terminal de Cargas, Thiago Brandão, ressalta: “O TECA já é referência em celeridade no processamento de cargas no Brasil, e, com o novo serviço, também será possível conectar, com muito mais agilidade, as cargas internacionais aos consumidores no Amazonas. Não temos dúvida de que será uma importante ferramenta que nos ajudará a transformar a realidade do segmento na região e impulsionar ainda mais a economia do nosso país”.

Sobre o Manaus Airport

Um dos principais hubs aéreos da região Norte do Brasil, o Manaus Airport conecta, anualmente, quase 3 milhões de passageiros a destinos nacionais e internacionais. Em sua estrutura, dispõe do terceiro maior terminal de cargas do País, com capacidade para movimentar mais de 300 mil toneladas em cargas simultaneamente.

Na área ambiental, o aeroporto recebeu reconhecimento internacional com o Green Airport, da ACI-LAC (Airports Council International – Latin America & Caribbean). Em 2025, foi eleito pela ANAC como o mais sustentável do país no eixo sociedade em sua categoria, e foi Prêmio Destaques do Ano 2025, da Smacna Brasil/Abrava, com a implantação de um sistema de climatização inovador e sustentável.

Desde 2022, é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, integrante da rede VINCI Airports, recebeu investimentos em obras de infraestrutura e vem incorporando padrões operacionais globais focados em eficiência, segurança e conforto.  A cada operação realizada e passageiro recebido, a empresa vem fortalecendo seu compromisso de Conectar para Transformar.

Sobre a VINCI Airports

A VINCI Airports, principal operadora aeroportuária privada do mundo, gerencia o desenvolvimento e a operação de mais de 70 aeroportos localizados em 14 países. A VINCI Airports utiliza sua expertise como integradora abrangente para desenvolver, financiar, construir e operar aeroportos, alavancando sua capacidade de investimento e know-how para otimizar o desempenho operacional e modernizar a infraestrutura, promovendo sua transição ambiental. Em 2016, a VINCI Airports tornou-se a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional, estabelecendo a meta de alcançar emissões líquidas zero (escopo 1 e 2) em toda a sua rede até 2050, ao mesmo tempo em que apoia a transição climática local dos territórios.

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

BHP é condenada em Londres por tragédia ambiental em Mariana (MG)

Por José Henrique Mariante (Folhapress) – Dez anos após a maior tragédia ambiental...

Como usar a pesquisa avançada no Gemini? Entenda a função “Gemini Deep” no chatbot

Antes restrito aos assinantes do Gemini Advanced, o Deep Research agora pode ser acessado por todos os usuários do Gemini Compartilhe esta matéria Tudo sobre...