GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
34.3 C
Manaus
sábado, setembro 21, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

David e Cidade elevam o tom ensaiando o 2° turno

A pouco mais de duas semanas da eleição, as campanhas de Da- vid Almeida (Avante) e de Roberto Cidade (União) antecipam o eventual confronto entre os dois candidatos no segundo turno do pleito com uma saraivada de críticas e denúncias recípro- cas no horário eleitoral gratuito, nas redes sociais, nas ruas e até nas Casas Legislativas (Câmara Municipal de Manaus – CMM – e Assembleia Legislativa do Ama- zonas – ALE-AM).

O embate direto entre o atual prefeito de Manaus e o presidente da ALE-AM se acentuou após Cidade começar a figurar em segundo lugar nas sondagens de intenção de voto, ultrapassando o candidato Amom Mandel (Cidadania), agora em terceiro. David Almeida lidera a corrida eleitoral em todos os levantamentos.

A disputa Almeida x Cidade coloca na arena uma briga entre as duas mais poderosas máquinas públicas do Amazonas. O atual gestor tem a Prefeitura de Manaus e o apoio dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), aliados do governo Lula, embora o PT tenha o candidato Marcelo Ramos na disputa. Já Roberto Cidade, além de presidir o Legislativo estadual, conta com a parceria do governador Wilson Lima (União). Tem também o amparo do presidente da CMM, vereador Caio André, que pertence ao seu partido.

Nas inserções veiculadas pelas duas campanhas, ambos têm se dedicado a atacar um ao outro. David concentra a artilharia em associar Roberto Cidade a Wilson Lima, destacando que problemas apontados pelo candidato do União são também de competência estadual.

Uma das peças do Avante classifica a segurança pública como uma “crise” e “o problema mais grave de Manaus. Outra afirma que a superlotação em hospitais é responsabilidade do governo estadual. Neste último vídeo, David Almeida chama Wilson Lima de “chefe” de Roberto Cidade.

Já o candidato do União ecoa em todas as mídias que o prefeito não cumpriu promessas de campanha da eleição anterior e que tem um jeito “arrogante”. Em uma peça de propaganda, Cidade coloca uma série de vídeos em que David Almeida subiu o tom com jornalistas que faziam perguntas críticas à gestão municipal. Outra maneira de atacar o atual prefeito é chamá-lo de ‘pintor’, algo que se repete nas inserções.

“O prefeito de Manaus e o presidente da ALE-AM estão brigando antes do segundo turno e, claro, considerando a provável hipótese de os dois estarem nesse segundo turno. Isso não é novidade na política amazonense”, avalia o cientista político e fundador da Action Pesquisas, Afrânio Soares.

Racha

Ele destaca que David Almeida e Roberto Cidade já estiveram no mesmo palanque, em 2022, quando apoiaram a reeleição do governador Wilson Lima. Aliás, a disputa atual entre o prefeito e o presidente da ALE-AM passa, também, por um racha entre David Almeida e o governador do Amazonas.

Em 2022, o prefeito indicou Tadeu de Souza (Avante) como vice de Wilson Lima. O relacionamento, porém, sempre mos- trou sinais de desalinhamento entre ambos. Naquela ocasião, era certo o apoio do governador à reeleição do prefeito, mas essa certeza foi reduzida ao longo do tempo até Roberto Cidade ser lançado pré-candidato pelo partido do governador e após David Almeida não aceitar a condição de Wilson Lima para apoiar a sua reeleição. Segundo o prefeito, o governador queria indicar Tadeu de Souza como vice para a prefeitura, o que retiraria um aliado de David Almeida do governo estadual.

“Isso também não é novidade na política. Lá atrás, tivemos Gilberto Mestrinho e Josué Filho em disputa. Teve tudo o que você vê hoje, baixaria, acusações. Tempos depois, eles se aliaram contra o Amazonino. O ex-prefeito Arthur Neto, em ao menos duas ocasiões, se alinhou aos seus maiores inimigos, o Amazonino e o Eduardo Braga”, comenta Afrânio Soares.

CPIs na CMM viram arma de campanha

Na quarta-feira, a 18 dias do primeiro turno da eleição, os vereadores aprovaram a aber- tura de duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para investigar a gestão David Almeida. O prefeito não tem maioria na Câmara, comandada pelo vereador Caio André, apoiador de Roberto Cidade.

A primeira CPI, que já possuía assinaturas suficientes desde abril, é para investigar a suspeita de repasses em dinheiro vivo pela Secretaria de Comunicação a portais de notícias. A prefeitura nega a veracidade de um vídeo que teria registrado o repasse. A segunda CPI deve apurar contratos da noiva do prefeito, Izabelle Fontenelle, e da sogra dele, Lidiane Fontenelle, junto a empresas que, por sua vez, têm contrato com a prefeitura.

Com a abertura das comissões especiais, a base do prefeito David Almeida indicou a abertura de uma terceira CPI. Essa seria voltada a investigar suposto aumento de gastos da Câmara Municipal com comunicação, mirando atingir o presidente da CMM, Caio André.

Na ALE, bate-boca e pedido de cassação

Na ALE-AM, majoritariamente alinhada ao governador, o deputado estadual Daniel Almeida (Avante), irmão do prefeito David Almeida, tem se colocado como o defensor do mandato do irmão e criticado a gestão estadual, alinhada à candidatura de Roberto Cidade.

Um caso recente ocorreu no último dia 10 de setembro, quando Daniel Almeida fazia críticas ao governo estadual e foi interrompido pelo deputado estadual Felipe Souza (PRD), líder do governo Wilson Lima na Assembleia e apoiador da candidatura de Roberto Cidade, que criticou a prefeitura de Manaus. O caso terminou em xingamentos dos dois lados e sobrou até para a deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos), que presidia a sessão e tentava manter a ordem no plenário.

No último dia 13, o deputado estadual Felipe Souza apresentou um pedido de cassação à Mesa Diretora da Aleam para cassar o mandato do deputado Daniel Almeida, por ter lhe mandado “calar a boca” durante discussão em plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Funcionários públicos e empresário são presos por furto de merenda escolar em Coari

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), prendeu, em flagrante,...

Com calor acima dos 30° no AM, é importante prestar atenção na ingestão de água

O Amazonas tem batido recorde de temperatura nos últimos dias e isso levanta sérias preocupações sobre os impactos na saúde das pessoas. No último...

Fugitivos de Mossoró ficaram ao menos 30 dias sem revista em celas

Corregedoria da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) abriu investigação contra 10 servidores (Folhapress) — Os dois presos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró,...
spot_imgspot_img