A NASA trabalha em um novo sistema de comunicação a laser chamado Deep Space Optical Communications, na sonda espacial Psyche, que tem o objeto de revolucionar e inovar completamente a exploração do sistema solar.
Os testes tem tido sucesso e durante o último, conseguiram enviar um sinal de laser para uma espaçonave que estava há 460 milhões de quilômetros, segundo a equipe do Laboratório de Propulsão a Jato, responsável por liderar a pesquisa. Para se ter ideia da grandiosidade deste feito, essa é a distância entre a Terra e Marte.
O resultado surpreendente do teste indica que a NASA está cada vez mais próxima de conseguir uma tecnologia capaz de transmitir dados de forma confiável em velocidades mais altas que as atuais e de distâncias muito maiores.
“O marco é significativo. A comunicação a laser requer um nível muito alto de precisão e, antes de lançar o Psyche, não sabíamos quanta degradação de desempenho veríamos em nossas distâncias mais distantes“, disse Meera Srinivasan, gerente de operações do projeto.
Vale citar que, as comunicações ópticas do espaço profundo podem enviar e receber sinais infravermelhos, o que permite que os estudiosos obtenham informações científicas complexas, assim como imagens e vídeos de alta definição até 100 vezes mais rápidas que as frequências de rádio.