O que é?
Exposição: “Alma Zônia, por Tatiana Sobreira”
Artista
Tatiana Sobreira
Sobre a exposição “Alma Zônia”
A exposição “Alma zônia, por Tatiana Sobreira” tem como inspiração as ricas paisagens, fauna, flora nativa, além da degradação e exploração ambiental da Amazônia. É influenciada pelas ressignificações da cultura tradicional que hoje enfrenta dificuldades para oferecer parâmetros na ação de controle e para a simbolização da vida social das comunidades, frente às adversidades do mundo contemporâneo. Queimadas e desequilíbrio ambiental fazem parte da composição da sala onde estão expostas as obras da artista.
“Alma zônia, por Tatiana Sobreira”, conta com telas de cores fortes e esculturas ligadas à inquietude de quem nasceu na artista que é moradora da região Norte do Brasil, e que se soma às milhares de almas que buscam, incansavelmente, uma solução para proteger, resguardar e promover reflexão sobre o criativo ambiental, social e cultural que envolve a Amazônia.
A exposição conta com a curadoria e produção dos produtores culturais e jornalistas Wagner Moreira e Yghor Palhano.
Como
São telas e esculturas posicionadas nas paredes e suspensas com cordas Waimiri Atroari. Na composição do cenário será feita a distribuição das obras com temáticas abstratas sobre queimadas, garimpo ilegal e o lixo descartado nos rios da Amazônia, além da exploração desenfreada do bioma Amazônia.
Material
Telas, esculturas
Quando
abertura dia 15 de Setembro 2023
Local
Casa das Artes
Hora
19h
Sobre a Artista Tatiana Sobreira
Tatiana Sobreira é jornalista e radialista há quase 3 décadas na Amazônia brasileira. Já trabalhou com o jornalismo nos principais estados da Amazônia. Viajou e trabalhou como produtora e assistente de produção, onde fez registros sobre jazz e bossa nova em alguns países da Ásia e América do Norte. Como artista visual atua desde 2007, tendo sua primeira grande exposição em 2018, intitulada Filha de Maria, que homenageou sua mãe e o arquétipo feminino no Norte do Brasil.