spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

A Verdade sobre a Zona Franca de Manaus na Reforma Tributária

Por Jorge Nascimento – Presidente Executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros)

O relatório do Senador Eduardo Braga ao PLP 68/2024, que regulamenta a Reforma Tributária, é um avanço importante para garantir equilíbrio competitivo e segurança jurídica no setor produtivo nacional. Ele preserva a Zona Franca de Manaus (ZFM) como um modelo econômico sustentável, essencial para a geração de empregos, renda e a preservação da Amazônia, sem privilégios.

O relatório mantém o diferencial competitivo da ZFM, promovendo uma competição saudável, sem distorções no mercado e sem prejudicar os negócios fora da ZFM. Ele reforça a eficiência industrial e a capacidade de competir com produtos importados, evitando que negócios saiam da Amazônia para outros países. Sem a ZFM os negócios instalados na Amazônia não irão para outros estados brasileiros, mas sim para outros países.

Críticos sugerem que o aumento da alíquota do ICMS de 12% para 18% no novo IBS aumentaria o benefício fiscal, mas ISTO NÃO É VERDADE! A alíquota interestadual da ZFM, atualmente em 13,64%, será elevada para 18%, aumentando a carga tributária. Já a alíquota interna nos Estados consumidores cairá de 21,95% para 18%, resultando em uma redução da carga tributária nessas áreas.

A ZFM não compete fiscalmente com outras regiões, sendo parte de uma política pública estratégica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O relatório garante um ambiente competitivo justo, sem prejudicar nenhuma região do país, e assegura investimentos bilionários em pesquisa e inovação em diversas regiões, beneficiando o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Aprovar o relatório do Senador Eduardo Braga é um compromisso com um futuro mais equilibrado e responsável para todos os brasileiros.

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo