spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Ação da Anvisa e Inmetro fiscaliza produtos de caranaval no DF e BA


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) participam nesta sexta-feira (13) da ação Tô de Olho – Na Folia, que tem como objetivo fiscalizar, orientar e reforçar a segurança de produtos comercializados durante o carnaval.

Em nota, a Anvisa informou que, no Distrito Federal e na Bahia, o trabalho de vigilância sanitária será voltado para fiscalizar e orientar sobre o uso de pomadas e pastas para modelar cabelos e sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

Especificamente em Salvador, uma equipe formada por quatro representantes da vigilância sanitária municipal e quatro da vigilância estadual fiscaliza salões de beleza em shoppings para verificar a regularidade das pomadas capilares.

No período da tarde, a equipe atua junto a trancistas em espaços públicos da capital baiana procurados por foliões.

Já o Inmetro fará a fiscalização de fantasias e adereços; acessórios carnavalescos (tiaras, óculos, máscaras e brinquedos); além de preservativos.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária.

O que será verificado

No caso de brinquedos, as equipes verificam a presença do selo de identificação de conformidade do Inmetro e o atendimento a requisitos básicos de segurança.

Já em relação às fantasias e demais produtos têxteis, será conferido o cumprimento das regras de etiquetagem obrigatória, como informações sobre composição, fabricante ou importador, país de origem e instruções de conservação.

No caso das bebidas, as equipes verificam as condições de armazenamento, a regularidade do registro quando aplicável, a rotulagem obrigatória e o cumprimento dos regulamentos sanitários.

Em relação às pomadas capilares, serão fiscalizadas a regularização do produto junto à Anvisa, a conformidade das informações de rotulagem, a indicação de modo de uso e eventuais restrições, além das condições adequadas de exposição e comercialização.

Quanto aos preservativos masculinos, será observada a presença do selo do Inmetro, bem como sua autenticidade.

No caso dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), haverá fiscalização específica para coibir a venda do produto, cuja comercialização é proibida no Brasil.

Em comunicado, o Inmetro informou que as irregularidades identificadas serão tratadas conforme a legislação específica de cada órgão, “dentro dos procedimentos técnicos e legais estabelecidos”.

Orientações

Dentre as orientações publicadas pelo governo federal e direcionadas aos foliões estão:

  • verificar a presença do selo de identificação da conformidade do Inmetro nos produtos que exigem certificação compulsória, como brinquedos e preservativos masculinos;
  • conferir as informações obrigatórias nas embalagens e etiquetas, incluindo identificação do fabricante ou importador, composição, instruções de uso e prazo de validade;
  • certificar-se de que produtos sujeitos à vigilância sanitária, como cosméticos e preservativos, estejam devidamente regularizados junto à Anvisa;
  • observar condições adequadas de armazenamento e exposição;
  • verificar o registro de bebidas junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária;
  • evitar a compra de produtos sem identificação clara ou cuja comercialização seja proibida no país, como os dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs).



Agência Brasil

Servidora do STJ relata ter sofrido assédio por quase três anos em gabinete de Buzzi

  Por Ana Pompeu (Folhapress) – A servidora do STJ (Superior Tribunal de Justiça)...

Prouni 2026: aluno deve comprovar informações na faculdade até hoje

Termina nesta sexta-feira (13)...

Caso Master: Mendonça convoca reunião com delegados da PF para esta sexta-feira

O novo relator do Caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Isenção do IR deve ser votada até julho, diz líder do governo

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o Legislativo tem condições de aprovar até julho o projeto que...

Literatus promove ações em prol do aleitamento materno

Ao longo deste mês, o Centro de Ensino Literatus está  realizando uma série de ações em prol do "Agosto Dourado”, campanha que busca estimular...

cientistas alertam para nova ameaça global

Estudo alerta que uma doença está mostrando sinais claros de transmissão entre humanos, aumento os riscos de uma nova pandemia Compartilhe esta matéria No ano...