spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Acordo entre EUA e UE deve sair e nos impactar, diz embaixador brasileiro


O embaixador do Brasil na União Europeia (UE), Pedro Miguel da Costa, disse durante evento nesta terça-feira (6) acreditar que um acordo comercial entre os Estados Unidos e o bloco será fechado e que isso levará impactos aos “interesses” brasileiros.

“Eu acho que haverá um acordo entre Estados Unidos e União Europeia, um grande acordo. E quando houver este acordo, nossos interesses poderão ser afetados, desde o acesso dos nossos produtos, como a soja, até o impacto às regras. Qual será o tratamento dado aos EUA na Lei Antidesmatamento, por exemplo?”, disse.

Os Estados Unidos anunciaram tarifas recíprocas de 20% a todos os produtos europeus, enquanto a UE havia proposto taxas de 25% a uma série de produtos norte-americanos. Neste momento, contudo, as medidas estão pausadas, e há expectativas sobre possíveis tratos comerciais.

O diplomata participou remotamente de evento promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na capital paulista. Na ocasião, também comentou o andamento do acordo entre Mercosul-UE — concluído no ano passado e que agora precisa ser chancelado internamente pelas partes.

Pedro Miguel da Costa disse acreditar que a aprovação dos termos será “difícil” tanto no Conselho Europeu quanto no Parlamento Europeu (órgãos de Executivo e Legislativo do bloco). O embaixador indicou, contudo, que o “efeito Trump” renovou o “ímpeto” de defensores do acordo na UE.

“As pessoas [que defendem o Mercosul-UE] começam a falar mais no acordo. E isso é muito difícil porque ninguém quer falar contra o agronegócio europeu, que é muito forte”, completou.

Maioria dos empreendedores teme cenário econômico em 2025



Fonte: CNN Brasil

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

TCE-AM adere campanha nacional da Atricon para avaliação de transparência em portais públicos

Em uma mobilização nacional promovida pela Associação dos Membros Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) se une...