O Centro de Ensino Literatus promoveu, nesta quarta-feira (04/10), à noite, na sede Pará, na Rua Rio Içá, nº 165, no Vieiralves, em Manaus, a palestra “Como construir minha carreira profissional?”, com o administrador Felipe Malcher. O evento envolveu alunos do curso técnico do centro de ensino.
O currículo de Felipe Malcher mostra o percurso que ele seguiu em seus 15 anos de carreira como administrador, hoje atuando no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, do Governo Federal, e na docência universitária.
Graduado em administração pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Malcher conta que já atuou como estagiário, assistente administrativo, pregoeiro, presidente e membro de comissões de licitação, gestor e fiscal de contratos, analista de recursos humanos, representante comercial, presidente e membro de comitê da qualidade, monitoramento de contratos e projetos institucionais. Em paralelo a essas atividades, desde 2011 exerce a docência.
De todas as etapas de sua vida profissional, Felipe Malcher diz que o principal nesse momento de construção da carreira é ter um bom planejamento e estar atento às oportunidades. “Independente da área de atuação a ser escolhida, o que vale mesmo é o esforço, a dedicação e qualidade do trabalho que você entrega. Em todas as áreas teremos mudanças, necessidades de adaptação; a resiliência vai nos levar mais longe”, ressalta.
Malcher diz ainda que ninguém o alertou, quando ainda adolescente, que era possível mudar a rota do planejamento. “Se as coisas não saírem como planejamos, temos que nos recolocar, nos reinventar, ou seja, realinhar o curso da carreira e seguir em frente”.
Entre os temas que serão abordados durante a palestra estão: “O que minha família e o mercado esperam de mim?”; “Resiliência e adaptação: abraçando oportunidades”; “Lições e dicas para construir uma carreira sólida”; e a atuação do palestrante na Administração.
Para a consultora do Núcleo de EmpregueHabilidades do Literatus, Marcilene Reis, o objetivo é dar ferramentas e orientações para que os alunos tenham segurança sobre a carreira que estão construindo. “Quanto mais informação e orientação eles receberem, mais seguros estarão na vida profissional”, destacou.