O Brasil tem, aproximadamente, 4 milhões de pessoas transgêneras, travestis ou não binárias, de acordo com estudo realizado em 2021, pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp). No caso dos transgêneros, em geral, conforme destaca a coordenadora Nacional do curso de Endocrinologia da Afya Educação Médica, Renata Maksoud Bussuan, gostariam de receber tratamento hormonal e/ou cirúrgico e, assim necessitariam do acompanhamento de um endocrinologista.
Atenta às necessidades desse público, a Afya Educação Médica disponibiliza atendimento gratuito para pessoas transgêneras, realizado por alunos dos cursos de pós-graduação e por médicos endocrinologistas. Os agendamentos podem ser feitos pelo número (92) 99379-9297 e os interessados devem apresentar encaminhamento para esse tipo de atendimento.
O endocrinologista, explica a coordenadora, faz parte do grupo multidisciplinar de saúde dedicado a população transgênera . Desde 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a reconhecer a transgeneridade como Condições Relativas à Saúde Sexual. Antes disso, era classificada erroneamente no grupo de Saúde Mental. A partir daí, grande parte dos países passou a adotar ações para garantir o atendimento em relação à incongruência de gênero.
No Brasil, O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu, em 2019, a ampliação do acesso ao atendimento à população com incongruência de gênero na rede pública, estabelecendo critérios para maior segurança na realização de procedimentos com hormonioterapia e cirurgias de adequação sexual.
“O endocrinologista tem um papel fundamental dentro da equipe multidisciplinar, pois acompanha e prescreve tratamentos hormonais. O tratamento é a longo prazo, precisando ser avaliado constantemente”, ressalta a coordenadora.
Outros atendimentos – A diretora da Afya em Manaus, Suelen Falcão Gonçalves, destaca que as consultas oferecidas fazem parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação da instituição. Acontecem todo mês, na sede da Afya Educação Médica, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo, conforme a programação das aulas.
Além de Endocrinologia, a Afya também oferece atendimento em outras cinco especialidades: Psiquiatria, Neuropediatria, Nutrologia, Dermatologia e Pediatria Geral.
Maior pós-graduação médica do país, a instituição conta, em Manaus, com uma estrutura premium, com sete salas de aula, 18 ambulatórios e duas salas de pequenos procedimentos. Ao todo, são oferecidos mais de 75 cursos de especialização médica. Para mais informações e para conhecer o local basta entrar em contato pelo (92) 99249-2960 ou no site educacaomedica.afya.com.br.