Ageman firma acordo para implantar sistema de gestão ESG regulatório em Manaus

Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) deu mais um passo no fortalecimento da governança pública e da regulação dos serviços essenciais ao firmar um Acordo de Cooperação Técnica voltado à implementação de um Sistema de Gestão Integrada ESG-Regulatório.

O acordo foi celebrado com a empresa Inajá Estratégia Integrada Ltda. (escola do ESG) e tem como objetivo estruturar, implementar e institucionalizar práticas alinhadas aos princípios ESG (ambientais, sociais e de governança) no âmbito da atuação regulatória da agência.

Com a iniciativa, a Ageman será a primeira agência reguladora infranacional a implantar o Sistema Integrado – ESG.

Com vigência inicial de quatro meses, a iniciativa prevê a realização de diagnóstico de maturidade institucional, definição de modelo de governança, estruturação de indicadores e implementação de um sistema integrado que permita o monitoramento contínuo das práticas ESG dentro da Ageman.

O diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade, destaca que a assinatura do acordo posiciona a agência em um novo patamar de atuação institucional.

“A incorporação de critérios ESG à regulação fortalece a transparência, a eficiência e a responsabilidade na prestação dos serviços públicos. Esse acordo representa um avanço estratégico para a Ageman, alinhando nossa atuação às melhores práticas de governança e sustentabilidade”, afirmou Andrade.

O modelo adotado tem natureza exclusivamente cooperativa, sem transferência de recursos financeiros entre as partes, e prevê a entrega de produtos técnicos orientativos que subsidiarão a tomada de decisão da agência.

“A implantação da agenda ESG na Ageman reforça o compromisso da autarquia com práticas globais alinhadas a padrões que vêm sendo cada vez mais adotados tanto na iniciativa privada quanto na esfera pública. Esse movimento já é observado em diversas capitais brasileiras, que vêm incorporando critérios ambientais, sociais e de governança como eixo estruturante da gestão pública. Mais do que uma tendência, trata-se de uma mudança na forma de gerir, regular e entregar valor à sociedade. O ESG é um instrumento efetivo de fortalecimento da governança, da transparência e da qualidade dos serviços públicos”, destacou a especialista em ESG e Sustentabilidade Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e gestora da Escola do ESG, Elendrea Cavalcante.

Entre as etapas previstas estão o mapeamento de riscos regulatórios, a definição de indicadores de desempenho ESG, a criação de um modelo de governança integrado e a proposição de mecanismos de monitoramento e avaliação contínua.

Ao final do processo, a instituição formal do Sistema de Gestão Integrada ESG-Regulatório dependerá de ato administrativo próprio da agência, consolidando as diretrizes desenvolvidas ao longo da cooperação.

#paratodosverem – Assinatura de acordo

— — —

Texto e fotos – Tereza Teófilo/Ageman

ICL aciona Justiça após campanha de desinformação

Uma campanha de desinformação que utiliza deepfakes, vídeos manipulados e reportagens falsas...

Tenente da PM irmão de Eloá Pimentel é baleado em São Paulo

Ronickson Pimentel dos Santos, tenente da Polícia Militar e irmão mais velho...

Amazonas Repórter

Tudo

Promotoria aciona sindicato dos professores de SP por evento que celebrou ataques do Hamas

Por André Fleury Moraes (Folhapress) – O Ministério Público de São Paulo acionou...

Como a deficiência de ferro afeta o corpo humano? Descubra

Em matéria recente à BBC, especialistas apontaram a deficiência de ferro como uma das principais causas de incapacidade no mundo, sendo um verdadeiro...

Novo Cangaço: Segundo suspeito de ataque em MG é preso no interior de SP

O segundo suspeito do envolvimento no ataque a uma agência da Caixa Econômica Federal em Guaxupé (MG) foi preso em flagrante...