spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Agressão de Trump ao Brasil é uma das maiores interferências na América Latina, diz The Economist


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A revista britânica The Economist publicou uma matéria na qual classificou a imposição de Trump da tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras e a suspensão dos vistos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como uma “chocante agressão”.

O texto da revista afirmou que essa é uma das maiores interferências americanas na América Latina desde a Guerra Fria.

“Raramente desde o fim da Guerra Fria os Estados Unidos interferiram tão profundamente em um país latino-americano”, disse a revista no artigo intitulado “A chocante agressão de Trump ao Brasil”.

A reportagem classifica o Donald Trump e Lula como “inimigos ideológicos”, e diz que os apoiadores do presidente americano criticam pesadamente a investigação do ministro Alexandre de Moraes e do STF brasileiro sobre desinformação nas redes sociais.

“No entanto, o gatilho para o ataque de Trump parece ter sido a cúpula do Brics, um grupo de países emergentes, que o Brasil sediou nos dias 6 e 7 de julho”, afirma a The Economist, em referência à reunião que aconteceu no Rio de Janeiro.

Presidente americano Donald Trump (Foto: AFP)

Além disso, a revista também classificou a como “agressiva” uma série de medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no processo que tramita no STF por tentativa de golpe de Estado e, desde a aplicação das medidas, está usando tornozeleira eletrônica e impedido de usar redes sociais.

The Economist: Apoio a Lula cresce

Segundo o The Economist, o apoio da população brasileira ao presidente Lula só cresceu desde que Trump anunciou as medidas.

“Se atrair a ira de Trump deveria fortalecer a direita brasileira antes das eleições gerais do ano que vem, o plano está saindo pela culatra”, diz o texto.

“O índice de aprovação de Lula, que vinha caindo, melhorou. Ele agora lidera o grupo de potenciais candidatos para a corrida eleitoral do ano que vem”, disseram.





Fonte: ICL Notícias

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Por onde anda Íris Bruzzi, a Eunice de “Vale Tudo“ original

A atriz Íris Bruzzi, 90, tinha 53 anos quando interpretou a personagem Eunice, na novela “Vale Tudo”, de 1988. Antes da...

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil O indicador que mede...

Rotas de integração no continente podem reduzir custos comerciais

O governo federal oficializou,...