spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Ainda sob efeito da tarifa de Trump, Ibovespa cai 0,54%


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (10) com queda de 0,54%, aos 136.743,26 pontos, ainda sob reflexo do anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros por parte do governo Donald Trump. O impacto foi menor do que o esperado — o índice chegou a tocar os 136.014,47 pontos na mínima do dia, mas recuperou parte das perdas graças à valorização de ações da Vale e do setor de siderurgia.

Essa foi a quarta queda consecutiva do principal índice da B3. Em contraste, o real sentiu com mais intensidade a deterioração do cenário. O dólar comercial subiu 0,72%, fechando a R$ 5,543, após atingir níveis ainda mais altos ao longo do dia. Os juros futuros (DIs) oscilaram de forma contida e encerraram mistos.

O Brasil foi o país mais atingido entre os 22 alvos de Trump. O presidente Lula reagiu com firmeza, prometendo resposta com base na Lei da Reciprocidade Econômica, sancionada em abril. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, trata-se de um ataque político e pessoal da família Bolsonaro, e não de uma medida econômica legítima. Um pronunciamento em rede nacional está sendo preparado.

A instabilidade nos mercados ofuscou outros indicadores positivos, como a leve desaceleração da inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de junho, puxada pela queda nos preços de alimentos. Também passou despercebida a aprovação, pela Câmara, do reajuste salarial para os militares — medida que ocorre em meio a cobranças por contenção de gastos públicos.

No mercado acionário, o desempenho positivo da Vale (+2,29%) e de siderúrgicas como CSN (+5,04%) ajudou a limitar a queda do índice. Por outro lado, ações de bancos recuaram e a Embraer teve forte desvalorização, refletindo preocupações com as exportações e o clima político.

Mercado externo

As bolsas de Wall Street, por sua vez, passaram ao largo das tensões comerciais. Os índices chegaram a atingir máximas históricas, recuperando-se das perdas acentuadas sofridas na primavera (no Hemisfério Norte)

O Dow Jones subiu 0,43%, aos 44.650,70 pontos; o S&P 500, +0,27%, aos 6.280,38 pontos; e o Nasdaq, +0,09%, aos 20.630,67 pontos.





Fonte: ICL Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Liga de futebol dos Estados Unidos “inova” e terá rebaixamento

Os clubes da United Soccer League (USL) votaram para implementar um sistema de promoção e rebaixamento, tornando-se a primeira liga esportiva profissional nos...

Carol Solberg comemora na TV prisão de Bolsonaro ao ganhar bronze no Mundial de Vôlei

Após conquista do bronze no Mundial de Vôlei de Praia, na Austrália,...

Cibercriminosos Usam IA em Táticas de Ransomware

O Relatório Global sobre Ameaças de Dados da Thales de 2024, revelou que, entre os 3.000 gerentes e executivos entrevistados em 18 países, incluindo o Brasil,...