ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O Ibovespa encerrou o pregão desta quinta-feira (10) com queda de 0,54%, aos 136.743,26 pontos, ainda sob reflexo do anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros por parte do governo Donald Trump. O impacto foi menor do que o esperado — o índice chegou a tocar os 136.014,47 pontos na mínima do dia, mas recuperou parte das perdas graças à valorização de ações da Vale e do setor de siderurgia.
Essa foi a quarta queda consecutiva do principal índice da B3. Em contraste, o real sentiu com mais intensidade a deterioração do cenário. O dólar comercial subiu 0,72%, fechando a R$ 5,543, após atingir níveis ainda mais altos ao longo do dia. Os juros futuros (DIs) oscilaram de forma contida e encerraram mistos.
O Brasil foi o país mais atingido entre os 22 alvos de Trump. O presidente Lula reagiu com firmeza, prometendo resposta com base na Lei da Reciprocidade Econômica, sancionada em abril. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, trata-se de um ataque político e pessoal da família Bolsonaro, e não de uma medida econômica legítima. Um pronunciamento em rede nacional está sendo preparado.
A instabilidade nos mercados ofuscou outros indicadores positivos, como a leve desaceleração da inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de junho, puxada pela queda nos preços de alimentos. Também passou despercebida a aprovação, pela Câmara, do reajuste salarial para os militares — medida que ocorre em meio a cobranças por contenção de gastos públicos.
No mercado acionário, o desempenho positivo da Vale (+2,29%) e de siderúrgicas como CSN (+5,04%) ajudou a limitar a queda do índice. Por outro lado, ações de bancos recuaram e a Embraer teve forte desvalorização, refletindo preocupações com as exportações e o clima político.
Mercado externo
As bolsas de Wall Street, por sua vez, passaram ao largo das tensões comerciais. Os índices chegaram a atingir máximas históricas, recuperando-se das perdas acentuadas sofridas na primavera (no Hemisfério Norte)
O Dow Jones subiu 0,43%, aos 44.650,70 pontos; o S&P 500, +0,27%, aos 6.280,38 pontos; e o Nasdaq, +0,09%, aos 20.630,67 pontos.
Fonte: ICL Notícias




