ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
O deputado André Janones (Avante-MG) registrou queixa na 1ª Delegacia Policial do Distrito Federal nesta quinta-feira (10) contra dois deputados, Giovani Cherini (PL-RS) e Sargento Gonçalves (PL-RN). Os dois são acusados por Janones por agressão praticada quando ele usava o celular para gravar a fala de Nikolas Ferreira (PL-MG) na tribuna.
Nesse momento, como é possível ver em vídeo, Janones foi cercado por vários deputados da oposição que o impediram de gravar e tentavam iretirá-lo do local onde estava. Ele resistiu, enquanto os outros deputados fechavam o cerco e gritavam para inviabilizar a gravação.
“Eram 12 deputados que me empurravam com o peito, diziam que eu não iria passar, para voltar ao ponto em que estava. Eu resisti, porque tenho por lei livre acesso ao plenário. Aí disseram que eu não poderia filmar o Nikolas e eu perguntei se eles não eram defensores da liberdade dexpressão”, conta Janones. “Começaram discretamente a me dar socos no estômago e nas costas, mas sem tanta força. A seguir, começaram a dar chutes, com mais força. O Cherini me deu chute de frente que foi bem forte”.
Janones disse que a agressão foi protagonizada por vários deles, inclusive com importunação sexual, já que vários deles passaramas mãos em suas nádegas. Mas até agora somente dois foram identificados por ele.
“Eu saí dali e fui à delegacia prestar queixa por agressão. Fui submetido a exame de corpo de delito e o caso vai ser apurado pela polícia. A ideia é que a Polícia Civil intime a Polícia Legislativa para conseguir as imagens de vídeo do plenário, que mostram as agressões”, diz o deputado do Avante.
Janones pretende representar à Corregedoria e ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
“Se agressão física não der cassação, nada mais dá”, diz ele.
Já o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), acionou a Corregedoria da Casa para suspender o mandato de Janones por quebra de decoro parlamentar. A medida foi protocolada na tarde desta quinta-feira (10), e pede a abertura do processo de cassação no Conselho de Ética.
O líder do PL afirma que Janones xingou e intimidou deputados do partido durante a confusão, mas o vídeo gravado pelo parlamentar do Avante não mostra isso..
Fonte: ICL Notícias




