spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

André Mendonça livra deputado bolsonarista de queixa por difamação contra o PCB – Justiça – CartaCapital



O ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça arquivou uma queixa-crime do Partido Comunista Brasileiro, o PCB, contra o deputado federal bolsonarista Carlos Jordy (PL-RJ) por suposta prática de difamação.

Jordy publicou, em 2 de janeiro de 2023, um vídeo editado com uma falsa legenda. Militantes da sigla gritavam “derrotaremos o fascismo” durante a posse do presidente Lula (PT), mas a edição transformou a palavra de ordem em “derrotaremos o Brasil”.

Segundo o PCB, o deputado desvirtuou as palavras dos manifestantes para induzir a erro os que viram a postagem. Jordy, por sua vez, recorreu à imunidade parlamentar e afirmou que o áudio era de má qualidade, o que descartaria dolo.

A Procuradoria-Geral da República defendeu a rejeição da queixa-crime, sob o argumento de que a publicação é genérica e tinha o objetivo de criticar o comunismo, não um partido específico.

Ao acolher o parecer da PGR, Mendonça concluiu não ser possível entender que Jordy pretendeu deliberadamente atacar a honra do PCB.

O ministro também escreveu na decisão, assinada na última segunda-feira 24, que “a atuação livre dos parlamentares na defesa de suas opiniões, sem constrangimentos ou receios de tolhimentos de quaisquer espécies, é condição fundamental para o pleno exercício de suas funções e para a adequada circulação de ideias e enriquecimento de debates”. O partido pode recorrer.



Por: Carta Capital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Em 13 anos, 1523 pessoas morreram em desastres naturais no RJ, diz estudo

No Rio de Janeiro, 1523 pessoas perderam a vida em desastres naturais como chuvas intensas, deslizamentos, enchentes e alagamentos, de acordo...

Plantas são fofoqueiras? Entenda o comportamento bizarro

Você sabia que as plantas terrestres conseguem se comunicar? E o fato vai além disso: elas não só se comunicam, como também são...