spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Anvisa proíbe venda de relógio medidor de glicose; entenda


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, importação e propaganda do Glicowatch — Relógio Inteligente para Controle da Diabetes e da Pressão Arterial — fabricado pela empresa GWF Negócios Digitais Ltda. A decisão foi publicada nesta segunda-feira (4), após a identificação da venda do produto em plataformas online.

Segundo a Anvisa, “a ação foi resultado da comprovação da venda do produto em plataforma de vendas on-line. Esses modelos de smartwatch (relógio inteligente) ainda não tiveram a sua eficácia comprovada, por meio de estudos e investigações clínicas, para medição da glicose e controle do diabetes. Por isso, relógios inteligentes com essa função não possuem registro na Anvisa”, diz o comunicado da agência.

Eles ainda alertam que o uso desses dispositivos representa um risco à saúde, já que os dados fornecidos por eles não têm validação científica. O órgão também lembrou que já havia se manifestado anteriormente contra o uso de smartwatches para o controle da glicemia, ressaltando que qualquer dispositivo com funções médicas precisa ser devidamente regularizado.

GlicoWatch

Dispositivo não teve a sua eficácia comprovada (Foto: Reprodução)

Anvisa rebate dispositivos

“Portanto, não existe, até o momento, nenhum dispositivo desse tipo regularizado para medição não invasiva de glicose ou oximetria. Isso porque ainda não há estudos com evidências robustas sobre a segurança e o desempenho para esta indicação de uso. A medição não invasiva de glicemia por relógios e acessórios do tipo smartwatch representa uma tecnologia em desenvolvimento, que não passou pelo processo regulatório sanitário”, informou a agência em nota.

Atualmente, apenas cinco softwares para smartwatches têm aprovação da Anvisa, e todos voltados a funções como pressão arterial, eletrocardiograma e notificações de arritmia. Já dispositivos que medem apenas frequência cardíaca e respiratória, por não serem considerados de uso médico, não necessitam de regulação.





Fonte: ICL Notícias

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...

Governo publica programação do Orçamento em 2026

O Governo Federal publicou...

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Divisão de inteligência contra extremistas pode ser permanente no DF

A divisão de inteligência criada após um extremista morrer ao detonar uma carga explosiva em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 13...

SEQUESTRADO

A não ser pela extrema direita mais fanática (como os bolsonaristas, por exemplo), são raros os políticos de peso em todo o mundo que...