GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Aos 70 anos, astronauta mais velho da NASA pousa na Terra


O que você fez no seu aniversário? O astronauta Don Pettit aterrissou na Terra neste domingo (20), após passar sete meses no espaço. A data marcou também seu 70º aniversário, consolidando-o como o astronauta mais velho em atividade na NASA.

Pettit pousou junto com seus colegas Alexei Ovchinin e Ivan Vagner na espaçonave Soyuz MS-26, encerrando uma longa missão na Estação Espacial Internacional (ISS).

De acordo com a agência espacial russa Roscosmos, o pouso ocorreu às 4h20 (horário de Moscou) / 22h20 (horário de Brasília), próximo à cidade de Zhezkazgan, no Cazaquistão.

Antes de retornar, Pettit compartilhou suas reflexões sobre a experiência. “Depois de sete meses na estação espacial, voltaremos em nossa nave Soyuz, pousando nas estepes do Cazaquistão. Quando nossa cápsula tocar o solo naquelas planícies desérticas, estarei literalmente do outro lado da Terra, a quase 19 mil quilômetros de casa. Mas, de certa forma, estarei em casa”, escreveu ele na sexta-feira (18).

Aos 70 anos, astronauta mais velho da NASA pousa na Terra
Aos 70 anos, astronauta mais velho da NASA pousa na Terra (Crédito da imagem: NASA/Bill Ingalls)

Em um tom poético, ele ainda projetou: “Posso imaginar que, no futuro, uma tripulação retornando de Marte, ao entrar na órbita baixa da Terra, olhará para esta joia azul girando abaixo e dirá: ‘Estou em casa’.”

O retorno do trio à Terra

O processo de retorno começou no sábado (19), quando a Soyuz MS-26 se desacoplou da ISS. A viagem durou cerca de duas horas e meia, incluindo a reentrada na atmosfera terrestre antes do pouso seguro.

Durante a missão, Ovchinin e Vagner realizaram experimentos científicos e conduziram uma caminhada espacial de 7 horas e 17 minutos para instalar um espectrômetro de raios X no módulo Zvezda. Eles também testemunharam a chegada da Soyuz MS-28 e das naves de carga Progress MS-29 e MS-30, além da partida das Progress MS-27 e MS-28.

Leia mais:

A Soyuz MS-26 foi a 72ª missão russa à ISS desde 2000 e a 155ª desde 1967. Durante seus 220 dias no espaço, a nave percorreu 150,2 milhões de quilômetros, completando 3.520 órbitas ao redor da Terra.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Corinthians realiza ações especiais para torcedores na final do Paulistão

Com o time preparado para a decisão do Campeonato Paulista, o Corinthians prepara ações de marketing para os torcedores.Em clima de...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo