ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
Diversos países da Europa sofrem com um “apagão” no fornecimento de energia elétrica nesta segunda-feira (28). Há relatos de falhas energéticas em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, França, Áustria e Grécia. Nas redes sociais, há publicações sobre falhas também na Polônia e na Finlândia.
A falta de energia começou por volta das 07h30, de Brasília. Na Espanha, no Reino Unido e na Alemanha, o apagão afetou o funcionamento de aeroportos, como o de Barajas, em Madri, um dos mais importantes do continente. Os serviços de trem e metrô de diversos países também foram afetados.
Metrô de Madrid às escuras com apagão. (Foto: Reprodução)
Há, ainda, relatos de falhas na conexão de internet e dificuldade de realizar chamadas telefônicas em diversos países europeus. A causa do apagão ainda não foi informada.
Serviços críticos, como hospitais, tiveram que recorrer a geradores para manter suas operações. A falha elétrica também afetou o funcionamento de semáforos e sistemas de telefonia
Rádios de Portugal, um dos países mais afetados, informam “falhas na rede elétrica” na Europa. As emissoras de televisão falam em uma “falha generalizada” no continente europeu, mas ainda não há informações sobre as origens do problema.
Apesar do apagão em Portugal Continental, os arquipélagos do país, como as ilhas que compõem a Madeira e os Açores, estão com energia.
Partida de tênis é interrompida por falta de energia na Espanha
Na Espanha, o evento Madrid Open, de tênis, foi paralisado por conta da situação. Um jogo ocorria no momento. A cidades foi uma das afetadas, assim como Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz. Segundo a empresa de energia espanhola E-Redes esse é um ‘problema europeu mais amplo’.
Apagão: ministro de Portugal não descarta ciberataque
Ainda em Portugal, o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, afirmou à “RTP Notícias” que não está descartada a possibilidade de ciberataque e que o apagão afeta vários países europeus.
A “Red Electrica”, operadora da rede elétrica espanhola, disse que estava a trabalhando para restaurar a energia.
Fonte: ICL Notícias