spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Apesar do cessar-fogo, Brasil denuncia ‘genocídio em curso’ contra palestinos


O governo brasileiro usou uma reunião da OMS (Organização Mundial da Saúde) para denunciar o genocídio em curso contra os palestinos. Trata-se da primeira referência ao termo no âmbito de discussões humanitárias por parte da diplomacia do Itamaraty.

A reunião havia sido convocada para lidar com a situação de saúde dos palestinos. Ainda que um frágil cessar-fogo em Gaza esteja em vigor, a postura da chancelaria brasileira foi insistir em alertar sobre as violações.

Ao tomar a palavra, o embaixador do Brasil na ONU, Tovar da Silva Nunes, destacou a “importância imperativa de todas as partes respeitarem e aplicarem o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Humanitário”.

“O Brasil elogia a OMS por ampliar as operações para restabelecer os serviços essenciais e destaca a necessidade urgente de proteger e reconstruir instalações de saúde, combater a desnutrição, facilitar evacuações médicas e garantir que as ONGs e as equipes médicas de emergência possam continuar seu trabalho vital”, disse.

A avaliação do governo, porém, sinaliza que os crimes não cessaram. “Também elogiamos a proposta de expansão do apoio psicossocial e em saúde mental como ferramenta fundamental para ajudar as pessoas afetadas pelo genocídio em curso a superarem seus traumas”, destacou o embaixador.

Num recado ainda a potências que buscam outros caminhos para lidar com a causa palestina, o embaixador insistiu que “somente uma solução política, fundamentada no Direito Internacional e baseada na solução de dois Estados, pode alcançar uma paz sustentável”.

“Isso implica um Estado palestino independente, soberano e viável, e o pleno respeito ao direito do povo palestino à autodeterminação”, completou.





ICL – Notícias

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...

Cidades do ES vítimas de desastre de Mariana terão R$ 131 mi em saúde

O governo federal anunciou,...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Polícia Federal prende Braga Netto

A Polícia Federal prendeu neste sábado (14) o general Walter Souza Braga Netto, alvo do inquérito que apura a tentativa de golpe de estado. A...

HUGV realiza ação do Novembro Azul para indígenas da Casai

Atendimento será realizado na manhã do dia 30 de novembro, a partir das 9h, com cuidados urológicos e multiprofissionais Manaus (AM) - Com o propósito...