GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Após polêmica, presidente do Flamengo sugere emenda antirracista ao clube

[ad_1]

Luiz Eduardo Baptista, presidente do Flamengo, enviou uma proposta de emenda antirracista ao Conselho Deliberativo do clube. A ação aconteceu dias depois do Rubro-Negro ser a única equipe brasileira a não assinar um ofício enviado a Conmebol, repudiando declaração de Alejandro Domínguez.

A polêmica

O Flamengo esteve envolvido em mar de críticas depois de não apoiar ação movida pelos clubes brasileiros contra o mandatário da entidade máxima do futebol sul-americano. Tudo aconteceu por conta do caso de racismo sofrido pelo atacante Luighi, do Palmeiras, em jogo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores sub-20.

Perguntado sobre o assunto, especialmente diante das ameaças de saída da Conmebol por parte de Leila Pereira, nome forte do Alviverde, Alejandro Domínguez disse que a Libertadores sem os clubes brasileiros seria como “Tarzan sem Chita”. A fala gerou revolta no Brasil.

Apesar de entender que o racismo precisa ser combatido, o Flamengo não apoiou a nota, assinada pelos 17 clubes presentes na Liga do Futebol Brasileiro (Libra). Em comunicado, o clube carioca explicou que ações desta magnitude estão no âmbito da CBF, e não dos clubes.

O Flamengo luta contra qualquer forma de racismo e discriminação há muito tempo e reafirma seu compromisso no combate estrutural ao racismo no futebol e na sociedade. No entanto, entendemos que as relações institucionais com a Conmebol devam ser conduzidas pela CBF, entidade que representa oficialmente os clubes brasileiros nos torneios sul-americanos.

Tal atitude aumentou ainda mais o isolamento do Flamengo na Libra. Luiz Eduardo Baptista também pleiteia a revisão dos contratos de direitos de transmissão do grupo, que, segundo ele, prejudicam o Rubro-Negro.

Diminuída a polêmica, o presidente do Flamengo cria a emenda para conscientizar seus sócios contra o racismo. O Rubro-Negro é o clube da maior e mais diversa torcida do Brasil.

Confira a nota na íntegra

“O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, encaminhou ontem ao presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Lomba, uma proposta de alteração do Estatuto Social do clube. A emenda, que integra o Plano de Governo de sua candidatura à presidência, reforça o compromisso do Flamengo no combate ao racismo estrutural e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A proposta considera os seguintes pontos:

– O racismo, além de violar os direitos humanos, é crime inafiançável e imprescritível, conforme a Constituição brasileira.
– Mesmo sendo crime, o racismo segue enraizado na sociedade brasileira e não pode ser visto como algo isolado — é fruto de estruturas que mantêm práticas discriminatórias
– Não há democracia real com desigualdade racial.
– O respeito à diversidade faz parte da história e dos valores do Flamengo.
– Por sua grandeza e alcance, o Flamengo tem a responsabilidade de ser agente de transformação social, ajudando a combater a discriminação e influenciar positivamente gerações atuais e futuras.

Como parte de um compromisso crescente com a promoção da diversidade e o combate ao racismo, o Flamengo propôs três emendas ao Estatuto que fortalecem a atuação do clube como agente de transformação social.

– A primeira inclui programas, campanhas, treinamentos e parcerias em apoio a iniciativas que fortaleçam a inclusão e o respeito à diversidade racial e de gênero.
– A segunda estabelece que o Flamengo se compromete a combater o racismo e a discriminação racial e deve orientar as ações internas e externas do clube, inclusive em atividades esportivas, culturais, sociais e de formação profissional. O clube adotará medidas disciplinares em relação a sócios, dirigentes, funcionários, atletas ou prestadores de serviço que cometam ou incentivem atos racistas ou discriminatórios, garantindo o direito de defesa
– A terceira prevê penalidades rigorosas, como suspensão por até 1 ano ou exclusão do quadro social, demissão ou rescisão contratual, para funcionários e rescisão motivada de contrato se prestador de serviço

A proposta da emenda estatutária foi encaminhada à presidência do Conselho Deliberativo para que seja analisada e submetida à votação do Conselho.”

[ad_2]

Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Inquérito da PF contra influencer bolsonarista Renato Cariani termina com três indiciados por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

Além de infuenciador, dois amigos também foram responsabilizados por crimes. Eles respondem em liberdade. Polícia Federal acusa grupo de usar empresa para emitir notas...

ECP divulga resultado preliminar da prova objetiva do processo seletivo para residência do TCE-AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) via Escola de Contas Públicas do Amazonas (ECP-AM) torna público o resultado preliminar das provas...

Caso Marielle: Ministério Público pedirá 84 anos de prisão para réus

O ex-sargento da Polícia Militar Ronnie Lessa e o ex-policial Élcio Queiroz, que foi expulso da corporação, vão a julgamento, a partir das 9h...
spot_imgspot_img