spot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Após protestos, Trump vai retirar agentes de imigração de Minnesota


Por Brasil de Fato

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (12) que vai encerrar a operação da polícia de imigração, o ICE, contra imigrantes em Minnesota. A ação, determinada pelo governo de Donald Trump, deixou dois mortos e realizou mais de 4 mil prisões.

Em uma coletiva de imprensa em Minneapolis, o chefe da política de fronteiras de Trump, Tom Homan, explicou que propôs o fim da Operação Metro Surge. “Eu propus e o presidente Trump concordou que esta operação seja encerrada”, disse Homan, em uma coletiva de imprensa.

Ele, no entanto, descreveu a operação como “bem-sucedida”. “Como resultado de nossos esforços, Minnesota não é mais um estado santuário para criminosos”, afirmou Homan.

Até o final de janeiro, cerca de 3 mil agentes de imigração armados estavam atuando em Minnesota. Segundo Homan, a maioria deles vai deixar o estado nas próximas semanas. Antes da operação determinada por Trump, cerca de 150 agentes de imigração trabalhavam em Minnesota.

“Uma pequena equipe permanecerá por um período de tempo para concluir e transferir o comando e controle total de volta para a agência local, bem como para garantir que a atividade dos agitadores continue a diminuir e que as forças policiais estaduais e locais continuem a responder para garantir a segurança dos policiais e da comunidade”, complementou Homan.

Assassinato de Renée Good

A intensificação do destacamento de agentes de imigração em Minnesota, ordenada por Trump, foi marcada pelo assassinato de Renée Good e Alex Pretti, após serem baleados por agentes do ICE e da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP).

O assassinato de Pretti, ocorrido enquanto ele participava de protestos contra as operações policiais, aumentou a tensão entre os manifestantes e as forças federais, a ponto de Trump alertar sobre a possível ativação da Lei de Insurreição, para mobilizar o Exército.

A decisão surge em meio a um aumento das críticas de lideranças políticas e protestos da população contra Trump por sua política de imigração. Uma pesquisa recente da AP-NORC revelou que a maioria dos adultos nos Estados Unidos acredita que as medidas foram excessivas.

As operações de deportação também têm sido veementemente contestadas pelo governador de Minnesota, Tim Walz, e pelo prefeito de Minneapolis, Jacob Frey. Os dois ingressaram com uma ação na Justiça estadunidense contra o governo Trump contra a atuação do ICE.

 





ICL – Notícias

Flávio ameaça apoiar Moro no Paraná para frear candidatura presidencial de Ratinho Jr.

Por Raphael Di Cunto (Folhapress) – O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ameaça apoiar...

Camex zera tarifa de importação para mais de 1 mil produtos

O Comitê-Executivo de Gestão...

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

O prêmio do concurso...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Milei diz que prefere eleição de um Bolsonaro a ‘socialismo’ de Lula

Por Douglas Gavras (Folhapress) – O presidente da Argentina, Javier Milei, disse preferir...