A primeira segunda-feira de 2026 será marcada pela chegada da primeira massa de ar polar do ano ao litoral das regiões Sul e Sudeste. O fenômeno deve provocar queda das temperaturas, alívio no abafamento e noites mais amenas, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O avanço do ar frio será suficiente para interromper, ainda que de forma temporária, o calor persistente das últimas semanas. A frente fria provoca áreas de instabilidade e favorece a formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mantendo o padrão chuvoso em várias regiões do país.
Previsão do tempo
No Sul do país, as temperaturas mínimas caem de forma significativa, sobretudo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Em algumas áreas da região, os termômetros podem registrar valores abaixo dos 10 °C. Esse padrão deve persistir até o início da semana, com retomada gradual do aquecimento a partir de terça-feira (6).
No Sudeste, a segunda-feira já deve ter redução das temperaturas máximas e mínimas, sobretudo no leste do estado de São Paulo e na Região Metropolitana da capital paulista. No Rio de Janeiro, inclusive na capital, a queda será mais sutil, sem expectativa de frio intenso.

No Centro-Oeste, há previsão de chuvas fortes que só devem diminuir ao longo da segunda quinzena do mês. Dentre as capitais da região, Goiânia e Brasília devem ser as únicas a permanecer abaixo da faixa dos 30 ºC, enquanto Cuiabá e Campo Grande podem chegar perto dos 40 ºC.
No Nordeste, a previsão aponta para a possibilidade de pancadas irregulares e calor, especialmente na faixa entre o litoral do Maranhão e o Sul da Bahia. No Norte, há chance de instabilidades localizadas, com chuvas menos intensas e mal distribuídas.
Alertas do Inmet
O Inmet orienta que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Veja algumas recomendações:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).




