O pirarucu de manejo sustentável e produtos da sociobiodiversidade de comunidades ribeirinhas da região do Médio Juruá, no interior do Amazonas, agora podem ser adquiridos por meio de alguns clicks, comprando no site da Associação de Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), www.loja.asproc.org.br, que foi lançado nesta semana e as entregas estão sendo feitas apenas para Manaus.
No site, há a venda de filé caudal de pirarucu da marca Gosto da Amazônia, filé de lombo de pirarucu e ventrecha de pirarucu. Além disso, o consumidor também pode comprar farinha de mandioca branca ou amarela, poupa de cupuaçu e polpa de açaí.
Por meio do site, os moradores de Manaus poderão adquirir os produtos da sociobiodiversidade produzidos por agroextrativistas de comunidades ribeirinhas da região do Médio Juruá, no município de Carauari (distante a 787 quilômetros de Manaus). A iniciativa beneficia aproximadamente 740 famílias de 55 comunidades tradicionais.
Para Manoel Cunha, agroextrativista da Comunidade São Raimundo da Reserva Extrativista (Resex) Médio Juruá, o lançamento da loja virtual é uma ação de grande importância. “Nós, como produtores agroextrativistas e associados da ASPROC, entendemos que a loja online da associação vai garantir mercado para nossos produtos com preço justo. Além disso, vai ajudar no escoamento da produção em tempo viável para a organização retornar seu fluxo de compra e venda dos produtos, ou seja, manter o ciclo funcionando tanto para os produtores quanto para a associação. A gente produz com base naquilo que a biodiversidade e a natureza nos oferecem. Para isso, existe um jeito de produzir, de agregar valor e de comercializar. Se a gente consegue acessar os mercados com preço justo e conseguir dar velocidade no escoamento da nossa produção, por meio dessa loja, isso garante que a gente vai continuar vivendo do nosso jeito tradicional de vida, continuando nossas práticas de produção e trazendo novas perspectivas de produção sustentável para as populações do Médio Juruá”.
A ASPROC é reconhecida pelo desenvolvimento do “Comércio Ribeirinho da Cidadania e Solidário”, tecnologia social premiada pela ODM Brasil, que incentiva ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
A loja virtual da ASPROC é mais uma das estratégias comerciais da associação. “Temos avançado no acesso aos mercados em vários pontos do Brasil, com a venda de produtos de excelente qualidade. Além disso, estabelecendo o site em Manaus, vai nos permitir agregar o apoio de consumidores que conhecem os desafios do trabalhador rural amazônico que, além de lutar diariamente pela sobrevivência na floresta, a mantem habitada e protegida”, afirma Ana Alice, coordenadora comercial da ASPROC.
“O período da Semana Santa foi escolhido a dedo para a inauguração da loja virtual por causa do nosso produto que é destaque da ASPROC, o pirarucu de manejo sustentável. Nada melhor do que celebrar a Semana Santa consumindo um produto saboroso, de qualidade, que garante a conservação da floresta em pé e que valoriza o trabalho árduo de manejadoras e manejadores de pirarucu do interior do Amazonas. Também valorizar todo o esforço e empenho de uma organização de base comunitária, que conduz com muita proeza todo esse processo produtivo e comercial”, afirma Jéssica Souza, Analista Socioambiental do Memorial Chico Mendes, que presta assessoria técnica à ASPROC nesse projeto.