GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 1, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Astronautas chineses retornam após seis meses no espaço


Chegou ao fim a missão Shenzhou-19, que levou três astronautas chineses – também chamados de taikonautas – à estação espacial Tiangong. Eles passaram seis meses no espaço e retornaram à Terra na madrugada desta quarta-feira (30), com pouso na região de Dongfeng, no norte da China.

A cápsula com os tripulantes Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze se desacoplou da estação na terça-feira (29), às 17h (horário de Brasília). A viagem de volta durou cerca de nove horas. De acordo com um comunicado, o pouso foi adiado em um dia por causa do mau tempo.

Os taikonautas Wang Haoze, Cai Xuzhe e Song Lingdong, membros da missão espacial tripulada Shenzhou-19. Crédito: Xinhua

Os astronautas foram lançados em 29 de outubro de 2024 rumo à estação Tiangong. Durante a missão, bateram recordes, realizaram experimentos e ajudaram a preparar o local para futuras operações.

Leia mais:

Dupla de astronautas realizou a caminhada espacial mais longa da China

Entre os feitos, Cai e Song fizeram uma caminhada espacial de mais de nove horas, a mais longa já feita por chineses. Durante a atividade, instalaram um escudo para proteger a estação contra detritos espaciais. A dupla ainda realizou outras duas caminhadas, em janeiro e março deste ano. Nessas saídas, fizeram inspeções e instalaram novas proteções nos sistemas externos da estação.

Ao todo, a equipe da Shenzhou-19 conduziu 86 experimentos científicos. Um deles testou um “tijolo lunar”, feito com material que simula o solo da Lua, para ver como ele se comporta no espaço. Esses estudos são parte dos planos da China para construir uma base na Lua, em parceria com outros países, por volta de 2030. 

A cápsula de retorno da missão Shenzhou-19, da China, descendo pela atmosfera da Terra com a ajuda de um paraquedas. Crédito: CCTV/CMSA

A missão também teve importância simbólica e histórica. Cai fez seu segundo voo espacial; já Song e Wang viajaram ao espaço pela primeira vez. Aos 48 anos, Cai era o mais velho do time. Song e Wang nasceram em 1990. Juntos, formaram a tripulação mais jovem da história da China.

Antes de voltar, o grupo recebeu os astronautas da missão Shenzhou-20, passando a eles o comando da estação. A Tiangong foi concluída em 2022 e já recebeu oito missões tripuladas. 

Atualmente, a China negocia com o Paquistão o envio do primeiro astronauta estrangeiro para seu laboratório em órbita. O objetivo é tornar Tiangong um centro internacional de pesquisa no espaço, com participação de outros países e empresas.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Fundador do Ethereum diz que privacidade não pode mais ser ignorada

Vitalik Buterin, fundador do Ethereum, publicou um extenso texto nesta segunda-feira (14) em favor da privacidade. Na semana anterior, o desenvolvedor já havia...

Sicredi é destaque em ranking do anuário Valor 1000

Instituição financeira cooperativa ocupou a 8ª posição na categoria “100 Maiores Bancos” O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil, foi destaque...

Livros ‘peludos’ revelam segredos da Idade Média

A Idade Média é um período fascinante – e que costuma chamar atenção de cientistas e outros curiosos. Livros dessa época são um...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo