spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Astrônomos contam a história de como buraco negro se formou


Ao analisarem o material ao redor do buraco negro, pesquisadores puderam reconstruir sua história e entender como se formou

Buraco negro supermassivo ilustração
(Imagem: Thierry Lombry / Shutterstock)

Compartilhe esta matéria

O material que circunda um buraco negro é muito rico em história, mesmo que parte dela tenha sido apagada pelo próprio fenômeno. Em um estudo recente, pesquisadores usaram o registro nesse material para descobrir a origem de um misterioso sistema com uma estrela e um buraco negro.

A pesquisa se contrapõe a um erro comum dos astrônomos: pensar que os buracos negros devoram também a história da matéria que consomem. Isso não é totalmente verdade e a informação só se perde quando o material cruza o horizonte de eventos.

Leia mais:

Buraco negro e estrela fazem par

O grupo escolheu o sistema binário conhecido como GRO J1655-40, composto por um buraco negro com sete massas solares e uma estrela de mais de três vezes a massa do Sol. Antigamente, o conjunto era composto por duas estrelas, mas a maior colapsou em uma supernova e se tornou o buraco negro. Isso deixou no sistema os restos da explosão estelar.

Para entender essa história, o grupo estudou dados de 2005 do Telescópio Espacial Chandra, da NASA. A nave coletou as informações num momento em que GRO J1655-40 estava brilhante e ótima para os sensores de raios-x

Com esse conteúdo, os astrônomos puderam identificar vários elementos do sistema e destacaram os 18 principais e mais abundantes. Nesse momento, a arqueologia astronômica entrou em ação.

Ilustração do sistema GRO J1655: um buraco negro e uma estrela juntos
Ilustração do sistema GRO J1655. (Imagem: ESA, NASA e Felix Mirabel)

Os elementos deixados pela estrela dependem de sua composição e massa inicial. Quando o grupo examinou o conteúdo deixado após a supernova, puderem reconstruir as características originais do astro estelar.

A partir disso, descobriram que a mãe do buraco negro tinha uma massa de 25 sois. O que, comparado ao cenário atual do sistema, demonstrou que a maior parte da matéria estelar original se perdeu no espaço, sendo levada pela explosão e pelos ventos solares.

O uso desse método permitiu aos astrônomos entender a história do sistema binário GRO J1655-40, como ele evoluiu e como sua estrela se tornou um buraco negro. Em pesquisas futuras, o uso da técnica desenvolvida pode ajudar pesquisadores a compreender outros sistemas e, mais profundamente, a história do Universo.


Samuel Amaral de Oliveira

Samuel Amaral de Oliveira é redator(a) no Olhar Digital

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.




Fonte: Olhar Digital

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

BOMBA! Governador do Acre, Gladson Cameli faz farra com mulheres em Manaus enquanto seu Estado está em decadência; veja

BRASIL - O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, foi visto fazendo farra com bebidas e mulheres, enquanto o seu Estado está na 19ª...

Bolsonaro pediu remédio antidepressivo e tem previsão de alta para esta quinta (1º)

Por João Gabriel (Folhapress) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por liderar...