spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Ataque a tiros em escola no Canadá deixa 10 mortos e 25 feridos


Um ataque em uma escola e em uma residência de Tumbler Ridge, no Canadá, deixou nove pessoas mortas e outras 25 feridas nesta terça-feira (10). A atiradora também morreu, segundo as autoridades locais.

A polícia encontrou seis pessoas mortas e dezenas de feridos ao chegar à escola de ensino médio em Tumbler Ridge, cidade de apenas 2.400 habitantes no nordeste da Colúmbia Britânica, no início da tarde de terça-feira (10). Outras duas morreram em uma casa que, segundo a polícia, teria ligação com o ataque. Uma pessoa ferida no ataque à escola foi socorrida e morreu a caminho do hospital.

Cerca de outras 25 pessoas também estavam recebendo atendimento em um centro médico local, segundo a polícia.

A atiradora foi encontrada morta na escola com um ferimento autoinfligido. A polícia confirmou que a pessoa que realizou os ataques se assemelhava ao descrito em um alerta enviado pelas autoridades mais cedo nesta terça (10). Segundo a imprensa canadense, o alerta descrevia a suspeita como uma pessoa do sexo feminino de vestido e cabelos castanhos.

A polícia conhece a identidade da atiradora, mas não divulgou mais detalhes, e não informou se ela era menor de idade. Os policiais também não divulgaram os nomes das vítimas nem informaram quantas das pessoas mortas eram crianças.

“Não estamos em posição, neste momento, de compreender o que pode ter motivado essa tragédia”, afirmou o superintendente Ken Floyd, comandante do Distrito Norte da Real Polícia Montada do Canadá na Colúmbia Britânica em coltiva após o ataque. “Acredito que teremos dificuldade para determinar o ‘porquê’, mas faremos o possível para entender o que aconteceu”, disse.

Ataques a tiros em massa são raros no Canadá, país com leis sobre armas muito mais rígidas do que as dos Estados Unidos, e casos dessa magnitude em escolas são quase inéditos. O último ataque a tiros em escola dessa magnitude no Canadá ocorreu em 1989, quando um atirador assassinou 14 mulheres na École Polytechnique, em Montreal.

A polícia não divulgou informações sobre o tipo de arma usada no ataque de terça-feira. No Canadá, é ilegal comprar rifles de estilo militar — a categoria de armas usada em vários dos ataques mais letais em escolas nos EUA.

Este é o segundo homicídio em massa na Colúmbia Britânica em menos de um ano. Em abril passado, um homem jogou seu SUV contra uma multidão durante um festival de rua filipino em Vancouver, matando 11 pessoas.

Após a tragédia, as escolas de Tumbler Ridge foram fechadas pelo restante da semana, segundo o site do distrito escolar.

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse que suas “orações e mais profundas condolências estão com as famílias e amigos que perderam entes queridos nesses atos horríveis de violência” em publicação na rede X.





ICL – Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

A nova era Trump e a repetição das políticas destrutivas para o meio ambiente

Na quarta-feira, 6 de novembro de 2024, Donald Trump foi reeleito presidente dos Estados Unidos, o que intensificou o debate sobre as questões climáticas e ambientais....

Atenção! Veja onde pode chover granizo hoje no Brasil

O tempo segue instável em grande parte do Brasil nesta quarta-feira (16). Entre as capitais, Belo Horizonte (MG) deve enfrentar as condições mais...

Fachin consulta ministros do STF após mensagens citarem Toffoli no caso Master

Por Cleber Lourenço O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, procurou...