spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
sexta-feira, fevereiro 13, 2026
spot_imgspot_img

Ataque de mísseis russos deixa um morto e três feridos em Kiev


Um ataque de míssil russo em Kiev matou um homem e feriu outras três pessoas durante a noite, causando danos e incêndios em vários distritos no maior ataque à Ucrânia em semanas, disseram autoridades ucranianas neste domingo (6).

O ataque foi o primeiro em larga escala usando mísseis e drones desde que os EUA disseram no final do mês passado que negociaram dois acordos de cessar-fogo com a Rússia e a Ucrânia, incluindo um que interromperia os ataques à infraestrutura energética um do outro.

Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente Volodymyr Zelenskiy, disse que os ataques em andamento na Ucrânia mostraram que a Rússia não quer acabar com a guerra de três anos.

“Drones e mísseis, ataques constantes na Ucrânia. A Rússia está aumentando a intensidade de seus ataques e demonstravelmente não quer cessar fogo, não quer paz”, disse Yermak no aplicativo de mensagens Telegram, postando um vídeo de bombeiros tentando apagar incêndios em prédios.

“A linguagem da força é a única que Putin entende. Todos os nossos parceiros precisam mudar para essa linguagem”, acrescentou.

As forças russas usaram drones e mísseis balísticos e de cruzeiro lançados de bombardeiros e frotas navais durante o ataque, disse a força aérea da Ucrânia.

Avisos da força aérea alertaram sobre o ataque em regiões que fazem fronteira com a Polônia, forçando o país vizinho membro da OTAN a enviar aeronaves para garantir a segurança aérea.

A Polônia está em alerta máximo para objetos que entram em seu espaço aéreo desde que um míssil ucraniano perdido atingiu a vila polonesa de Przewodow, em 2022, matando duas pessoas.

Em Kiev, várias explosões foram ouvidas durante a noite.

Incêndios irromperam em pelo menos três distritos de Kiev, disse o prefeito Vitali Klitschko, em uma postagem no Telegram.

“O corpo de um homem morto em um ataque inimigo foi encontrado no distrito de Darnytskiy. Ele estava na rua, perto do epicentro da explosão”, disse Klitschko.

Ele acrescentou que dois civis foram levados ao hospital após serem feridos, na margem oriental do Rio Dnipro, que divide a cidade.

Os ataques de domingo em Kiev ocorreram depois que autoridades da região sul de Mykolaiv relataram que três pessoas ficaram feridas em ataques russos. Um dia antes, um ataque da Rússia matou pelo menos 19 pessoas, incluindo nove crianças, na cidade ucraniana de Kryvyi Rih.

Não houve comentários imediatos da Rússia. Ambos os lados negam ter como alvo civis na guerra, porém, milhares de civis morreram no conflito, a grande maioria deles ucranianos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, que assumiu o cargo em janeiro após prometer que acabaria com a guerra em 24 horas, tentou intermediar o fim do conflito.



Fonte: CNN Brasil

Toffoli deixa relatoria do caso Master após STF rejeitar suspeição

Por Cleber Lourenço Em reunião reservada iniciada às 16h30 desta quarta-feira (12), ministros...

Alckmin critica quebra de patentes de canetas emagrecedoras

Os projetos em tramitação...

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

6 funções que o Perplexity tem e o ChatGPT não

A Inteligência Artificial (IA) tem evoluído rapidamente, oferecendo ferramentas poderosas para busca de informação e interações personalizadas. Entre as plataformas populares, o Perplexity...

Lula vai a ato do MST e diz que está pronto para enfrentar fascistas na eleição

Por Yuri Eiras e João Pedro Pitombo (Folhapress) — O presidente Lula (PT)...