GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
28.3 C
Manaus
sábado, abril 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Banco Central abre consulta pública sobre tokenização de cartões


O Banco Central do Brasil (BC) iniciou uma consulta pública para discutir a regulamentação dos serviços de tokenização de cartões em pagamentos digitais.

Com a publicação de uma “tomada de subsídios”, a autarquia convida usuários, empresas e especialistas do setor a contribuir com informações, dados e sugestões que possam embasar futuras normas.

O prazo para envio das respostas é de 60 dias, terminando em 2 de junho de 2025, e as contribuições podem ser feitas por meio da plataforma Participa + Brasil.

A iniciativa foca em disciplinar serviços como os prestados por carteiras digitais – como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay – que utilizam tokens para substituir os dados reais dos cartões em transações.

Esses tokens são representações criptográficas que aumentam a segurança dos pagamentos, evitando a exposição direta das informações sensíveis dos usuários.

De acordo com o Banco Central, o avanço das carteiras digitais elevou o uso de smartphones como meio de pagamento, resultando na importância de debater os impactos econômicos e concorrenciais desse modelo.

“A política pública que inspira essa tomada de subsídios tem como objetivo aumentar a eficiência e reduzir os custos de aceitação dos instrumentos de pagamentos, promovendo um ecossistema mais eficiente, competitivo e inclusivo”, afirmou Renato Dias de Brito Gomes, diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC.

No comunicado oficial, o Banco Central afirmou que a consulta deve resultar em um ambiente de diálogo transparente com os diversos atores envolvidos no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), garantindo que qualquer eventual regulação seja construída com base em evidências técnicas e ampla participação social.

A tokenização é considerada uma das tecnologias mais promissoras para melhorar a segurança e a experiência de pagamento, mas também demanda atenção quanto à sua governança e estrutura de custos.

Por fim, a consulta pública é mais um passo na estratégia do BC de modernizar e tornar mais competitivo o setor financeiro brasileiro, seguindo os avanços já promovidos por iniciativas como o Pix e o Drex.





Fonte: Livecoins

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Pagamento de boletos com Pix deve reduzir juros de duplicatas

A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor Resolução do Banco Central que facilita o pagamento de boletos com o Pix, o sistema de transferência de...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo