spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Banco Central decreta liquidação da Reag Trust


O Banco Central decretou, nesta quinta-feira (15), a liquidação extrajudicial da Reag Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. A medida foi adotada após a constatação de graves infrações às normas do Sistema Financeiro Nacional (SFN), segundo informou a autoridade monetária.

A decisão representa o desfecho de um processo de supervisão que identificou falhas estruturais na atuação da instituição, especialmente no que diz respeito à gestão de riscos e à conformidade regulatória.

Operações irregulares com o Banco Master

De acordo com informações encaminhadas pelo Banco Central ao Tribunal de Contas da União (TCU), fundos administrados pela Reag Trust estruturaram operações fraudulentas em parceria com o Banco Master entre julho de 2023 e julho de 2024.

O relatório aponta que essas operações estavam em desacordo com normas fundamentais do SFN, apresentando deficiências graves nos controles de risco, crédito e liquidez. Para o Banco Central, o conjunto de irregularidades comprometeu a solidez da instituição e justificou a adoção da medida extrema de liquidação.

Histórico de suspeitas e investigação criminal

Além das irregularidades financeiras, a Reag Trust já havia entrado no radar das autoridades por suspeitas de envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro. A empresa foi citada no âmbito da operação Carbono Oculto, que investiga conexões entre o setor de combustíveis, integrantes do PCC e empresas do sistema financeiro.

Embora a liquidação tenha sido motivada por infrações administrativas e prudenciais, o histórico de investigações ampliou o grau de preocupação dos órgãos de controle sobre a atuação da instituição.

Bens bloqueados

Em nota, o Banco Central afirmou que continuará adotando todas as medidas cabíveis para apurar responsabilidades, dentro dos limites de suas competências legais.

“O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis”, informou a autarquia. O comunicado também destaca que, nos termos da lei, os bens dos controladores e ex-administradores da instituição foram tornados indisponíveis.

Leia a nota do BC:

“O Banco Central do Brasil decretou nesta quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, a liquidação extrajudicial da CBSF Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (nova denominação de Reag Trust Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.), com sede em São Paulo (SP).

Trata-se de instituição enquadrada no segmento S4 da regulação prudencial, representando menos de 0,001% do ativo total ajustado do Sistema Financeiro Nacional. 

A decretação da liquidação extrajudicial foi motivada por graves violações às normas que regem as atividades das instituições integrantes do SFN.

O Banco Central continuará tomando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades nos termos de suas competências legais. O resultado das apurações poderá levar à aplicação de medidas sancionadoras de caráter administrativo e a comunicações às autoridades competentes, observadas as disposições legais aplicáveis. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição.”





ICL – Notícias

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Sobe para 800 o número de casos de sarampo em 25 estados dos EUA

Os casos de sarampo aumentaram para um total de 800 pacientes até agora em 25 estados dos EUA, incluindo Texas e...

Prefeitura registrou mais de 690 mil atendimentos a usuários com diabetes e hipertensão

A Prefeitura de Manaus vem registrando avanços na atenção à saúde dos usuários com hipertensão arterial e diabetes, com crescimento nas consultas, procedimentos e serviços da...

Prefeitura de Manaus inaugura decoração natalina com inédita pista de patinação no gelo no complexo turístico Ponta Negra

O prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado da primeira-dama Izabelle Fontenelle e da presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Viviana Lira, inaugurou, na noite deste sábado,...