GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 25, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Banco Central diz que novas regras para corretoras de criptomoedas sairão ainda em 2025


O Banco Central do Brasil confirmou nesta quinta-feira (24) a regulação do mercado de criptomoedas como uma prioridade para o período de 2025 e 2026. Ou seja, tudo indica que a Lei nº 14.478/2022 deve ganhar sua forma final nos próximos meses.

A confirmação ocorreu durante coletiva de imprensa convocada pela autarquia, na sede do Bacen, em Brasília.

Participaram da apresentação os diretores de Regulação, Gilneu Vivan, e de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução, Renato Gomes. O evento tinha como objetivo apresentar a lista de prioridades regulatórias do Banco Central para 2025 e 2026.

Banco Central do Brasil confirma que a regulação das criptomoedas está entre as maiores prioridades até 2026

A lista de prioridades regulatórias de 2025 e 2026 é uma forma de o banco central dar mais transparência ao seu trabalho.

Em conversa com a imprensa, o diretor Gilneu Vivan disse que em 2025, o regulador mudou sua abordagem para criar sua lista de prioridades, deixando de ser apenas anual, sendo agora pensada a cada dois anos.

O diretor justificou que o processo regulatório nunca é um simples caminho, envolve debates e discussões, por isso a mudança.

Um outro tema importante na parte de inovação é a conclusão, externamente chamam de VASP, aqui vamos chamar de Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais, que são as entidades que vão negociar os ativos virtuais no Brasil. E aí então a gente vai concluir este trabalho, que iniciou ano passado“, disse Gilneu.

VASP, PSAV, exchanges ou corretoras de criptomoedas são os nomes dados pelo mercado para as empresas que realizam a intermediação de negociações entre usuários.

Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil confirma prioridade em regular as corretoras de criptomoedasDiretor de Regulação do Banco Central do Brasil confirma prioridade em regular as corretoras de criptomoedas
Diretor de Regulação do Banco Central do Brasil confirma prioridade em regular as corretoras de criptomoedas (Foto: YouTube/BCB).

O diretor também citou que o BCB acompanha a tokenização de perto, com atenção aos potenciais da tecnologia no sistema financeiro brasileiro.

Ainda na área de câmbio, as negociações com ativos virtuais, em alguns casos elas são entendidas como operações cambiais. E o que a gente deve concluir é uma consulta pública que também iniciou ano passado, a fim de trazer maior segurança tanto para as entidades que vão negociar, quanto para os clientes em relação a esses ativos virtuais“, seguiu explicando o diretor de regulação.

Os diretores deixaram claro que a apresentação não informa o que está se construindo na regulação, apenas informaram o que é a pauta do BCB.

Normas das consultas públicas devem sair no segundo semestre de 2025

Questionado se as normas das consultas públicas sobre o tema das criptomoedas deve sair em 2025, o diretor Gilneu acenou para a possibilidade. “Em relação às três consultas envolvendo ativos virtuais, a expectativa é que a gente coloque as normas no segundo semestre deste ano. Estamos na fase, nas três consultas, da análise dos subsídios que a gente recebeu da sociedade“, seguiu explicando.

Em relação a outros temas ligados a ativos virtuais, a gente tem ali uma agenda legislativa, então, por exemplo, está em debate no Congresso as stablecoins. Então na medida em que avance o PL no Congresso, certamente isso vai ser objeto de regulamentação, ou de alguma regulamentação“, finalizou.

Questionado sobre os recentes golpes no mercado de criptomoedas, o diretor Gilneu disse que todo o conjunto de normas, abertura de contas, tem como objetivo combater os problemas já verificados.

Regulação do Banco Central sobre criptomoedas

Chama atenção que o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo apresentou no Senado Federal que o Drex é uma prioridade na agenda. Contudo, os diretores que apresentaram na lista de prioridades desta quinta nenhuma informação sobre o Real digital.





Fonte: Livecoins

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Filha diz que Lessa tem medo dos Brazão: ‘São perigosos, tanto eles quanto Rivaldo’

Mohana Lessa, filha mais velha do ex-sargento da Polícia Militar Ronnie Lessa, contou que, de modo recorrente, o policial repete sentir medo do deputado...

Deputado e senador têm projetos antagônicos à exploração de petróleo na Foz do Amazonas

Imagem da Foz do Amazonas (Elsa Palito/Greenpeace Brasil) ...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo