O Escritório do Controlador da Moeda nos EUA (Office of the Comptroller of the Currency -OCC), emitiu um comunicado informando que os bancos do país passam a contar com autorização para comprar e vender bitcoin e outras criptomoedas.
O comunicado foi publicado na última quarta-feira (7).
Além disso, os bancos poderão se envolver em atividades de custódias de bitcoin, inclusive por meio de serviços terceiros.
“O OCC publicou a Carta Interpretativa 1184 para confirmar que bancos nacionais e associações federais de poupança podem comprar e vender ativos custodiados sob a orientação do cliente e estão autorizados a terceirizar atividades de criptoativos permitidas por bancos, incluindo serviços de custódia e execução, sujeitas a práticas adequadas de gestão de risco de terceiros“, diz o comunicado.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
A função do OCC nos EUA é a de controlar os bancos, em busca de garantir maior segurança no sistema financeiro da principal potência mundial.
O que diz a carta que libera bancos dos EUA a comprar e vender bitcoin?
A principal documentação divulgada pela OCC foi a Carta Interpretativa 1.184. Contudo, as cartas interpretativas de número 1.170 e 1.183 também contribuem para explicar a nova liberação.
Chama atenção que a análise dos documentos pelo órgão entende que as criptomoedas são uma nova realidade para os bancos. “O documento entende a custódia de criptoativos como uma forma moderna das atividades tradicionais de custódia bancária“, diz o documento apurado pelo Livecoins.
A resposta assinada pelo controlador interino da moeda, Rodney E. Hood, mostra que os bancos podem, sim, se envolver com o novo mercado emergente. Assim, compras em nomes de clientes contam com autorização do regulador.
Além disso, custódia e sub custódia de bitcoin e criptomoedas passam a ter permissão segundo a legislação dos EUA.
“Como em qualquer atividade bancária, os serviços de custódia de criptoativos, inclusive os realizados via subcustodiantes, devem ser conduzidos de forma segura, sólida e em conformidade com a lei“, finaliza a carta 1.184.
Mudança de postura confirma confiança de Gestão Donald Trump no mercado de criptomoedas
Nos primeiros anos do mercado de criptomoedas, não só nos EUA, mas em vários países, os bancos se mostravam receosos com atividades envolvendo criptomoedas e bitcoin. Desta forma, muitas empresas do mercado tiveram suas contas encerradas sem grandes explicações.
Mas com a chegada de Donald Trump a presidência para seu segundo mandato, o mercado de bitcoin mundial ganhou uma atenção especial. A ação dos reguladores pró-bitcoin é uma prova que o sistema financeiro já se atentou para a realidade.
Com a liberação nos EUA, os bancos de todo o mundo prestam mais atenção ao mercado, que tem potencial de movimentar muito dinheiro nos próximos anos.
Fonte: Livecoins