Big techs perdem mais de R$ 4,3 trilhões após tarifaço de Trump


As big techs norte-americanas encerraram a quinta-feira (3) com uma perda acumulada de US$ 772 bilhões (cerca de R$ 4,3 trilhões) em valor de mercado. O impacto ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar um novo aumento de tarifas sobre produtos chineses.

Esse prejuízo abrange as cinco maiores empresas de tecnologia dos EUA: Apple, Amazon, Meta, Alphabet (Google) e Microsoft. Se consideradas também a Nvidia e a Tesla, o total perdido no mercado atinge US$ 1 trilhão (R$ 5.6 trilhões).

Apple lidera as perdas

A Apple foi a mais afetada entre as big techs, com uma queda de US$ 311 bilhões (R$ 1,7 trilhão) em seu valor de mercado entre quarta (2) e quinta-feira (3). As ações da empresa despencaram 9,25% na bolsa de Nova York, refletindo as preocupações dos investidores.

Abaixo está o balanço das perdas das principais empresas:

  • Apple: US$ 311 bilhões
  • Nvidia: US$ 210 bilhões
  • Amazon: US$ 186 bilhões
  • Meta: US$ 132 bilhões
  • Alphabet (Google): US$ 76 bilhões
  • Microsoft: US$ 67 bilhões
  • Tesla: US$ 50 bilhões
apple
Apple sofreu queda brusca com tarifaço de Trump (Imagem: Sudarsan Thobias / Shutterstock.com)

Impacto do aumento de tarifas

Trump elevou a taxa de importação de produtos chineses de 20% para 34%, o que impacta diretamente a Apple. De acordo com o New York Times, cerca de 90% dos iPhones da empresa são fabricados na China.

Segundo a Morgan Stanley, os custos anuais da Apple para produzir na China devem subir em US$ 8,5 bilhões (R$ 47,6 bilhões) com as novas tarifas. A empresa agora enfrenta o dilema de absorver esse aumento, reduzindo sua margem de lucro, ou repassar os custos para os consumidores.

Caso a segunda opção seja adotada, isto afetará o preço dos produtos da marca, inclusive o iPhone. O iPhone 16 Pro Max pode ter um aumento significativo de preço nos EUA, passando de US$ 1.599 para cerca de US$ 2.300, conforme projeção da Rosenblatt Securities.

Leia mais:

Mudanças na produção

Diante de tarifas impostas durante o primeiro mandato de Trump, a Apple havia começado a transferir parte de sua produção para o Vietnã e Índia. No entanto, os dois países também foram atingidos por novas taxas, de 46% e 26%, respectivamente.

A concorrente Samsung pode se beneficiar desse cenário, já que fabrica seus smartphones na Coreia do Sul, onde a tarifa será de 25%.

samsung
Samsung pode se beneficiar com dificuldades da Apple (Imagem: Mareks Perkons / Shutterstock.com)

Outras big techs também sentiram os efeitos

Embora a Apple tenha sido a mais afetada, outras big techs também registraram perdas:

  • Microsoft: queda de 2,1% nas ações.
  • Alphabet (Google): baixa de 3,2%.
  • Dell e HP: recuo de 15% e 12%, respectivamente.

A Apple anunciou em fevereiro um investimento de US$ 500 bilhões e a criação de 20 mil empregos nos EUA, alinhando-se ao chamado de Trump para a reindustrialização do país.




Fonte: Olhar Digital

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

Guilherme Jeronymo – da Agência Brasil O técnico Carlos Alberto Parreira, de 83...

Número de mortos por terremoto na Venezuela sobe para 1.450

Os terremotos ocorridos na...

Amazonas Repórter

Tudo

Anvisa emite alerta após alta nas notificações de pancreatite

Por Luís Eduardo de Sousa (Folhapress) – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância...

5 funções do Reels do Instagram que farão a diferença nos seus vídeos

Se você deseja criar vídeos no Reels do Instagram, saiba que é possível aproveitar diversas funções que estão disponíveis na plataforma para deixar o conteúdo mais...