GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Bitcoin cai com ‘tarifaço de Trump’, mas mostra maturidade




Famoso por ser um ativo mais sensível, o Bitcoin opera em queda de 4% nesta quinta-feira (3) após Donald Trump anunciar aumentos nas tarifas de importações. No entanto, a criptomoeda mostra maturidade ao ficar na mesma faixa das perdas dos índices S&P 500 e Dow Jones.

Quem mais sofre, no entanto, são outras criptomoedas menores. Dentre as 100 maiores, nomes como Hyperliquid (HYPE), Ethena (ENA) e até mesmo a memecoin Official Trump (TRUMP) caem mais de 15% nas últimas 24 horas.

Trump anuncia ‘tarifas reciprocas’ para mais de 180 países

Na Truth Social, Donald Trump publicou uma extensa lista mostrando quanto cada país cobra em tarifas de produtos importados dos EUA. A promessa do presidente americano é devolver essa taxação.

“Nós cobraremos deles aproximadamente metade do que eles estão e têm nos cobrado”, disse Trump nesta quarta-feira (2), notando que as tarifas “não serão totalmente recíprocas”.

No entanto, a tarifa mínima será de 10%, motivo que explica as taxas contra o Brasil estarem na mesma proporção, e não metade, como acontece com outros países.

Tarifas de importação contra países como China, União Europeia, Taiwan, Japão, Brasil e outros. Fonte: Donald Trump/Truth Social.Tarifas de importação contra países como China, União Europeia, Taiwan, Japão, Brasil e outros. Fonte: Donald Trump/Truth Social.
Tarifas de importação contra países como China, União Europeia, Taiwan, Japão, Brasil e outros. Fonte: Donald Trump/Truth Social.

A intenção de Trump é acelerar o desenvolvimento do país, gerando empregos e empreendimentos locais. Isso, em sua análise, trará mais concorrência e fará os preços caírem para os consumidores.

No entanto, o que se vê neste primeiro momento é uma queda nas ações de empresas americanas.

Mercados desabam com tarifas de Trump

O S&P 500, índice que acompanha as 500 maiores empresas públicas dos EUA, abre esta quinta-feira (3) em queda de 3,8%. Já o índice Dow Jones, que reúne 30 grandes empresas americanas, cai 3,5%.

Dentre as empresas afetadas estão Apple (-7,8%), Nvidia (-4,9%) e Tesla (-5,1%). Isso porque elas dependem de produtos importados, o que pode encarecer os custos de produção e gerar uma queda nos lucros tanto pelos gastos adicionais quanto por vendas perdidas.

Ou seja, o plano de Trump está tendo um efeito contrário neste primeiro momento, mas pode pressionar países a revisitarem suas políticas tarifárias.

Bitcoin aguenta pressão e mostra maturidade

Em outros tempos seria fácil imaginar o Bitcoin caindo dois dígitos percentuais com essa guerra comercial. No entanto, a criptomoeda cai somente 4%, bem próximo dos índices citados acima, e até menos do que algumas empresas gigantes.

Outras criptomoedas não aguentaram tão bem a pressão. Solana cai 10,6%, Dogecoin 8,6% e Toncoin 11,7%.

Independente disso, Arthur Hayes, fundador da BitMex, afirmou que o Bitcoin terá duas semanas importantes pela frente, precisando se segurar até essas tarifas entrarem em vigor.

“O mercado não gosta do “Dia da Libertação”. Se o BTC conseguir se manter acima de US$ 76,5 mil entre agora e o prazo do imposto nos EUA, em 15 de abril, então estaremos fora de perigo. Não se deixe ser liquidado!”

Arthur Hayes, fundador da BitMex, sobre impacto das tarifas de Trump. Fonte: X.Arthur Hayes, fundador da BitMex, sobre impacto das tarifas de Trump. Fonte: X.
Arthur Hayes, fundador da BitMex, sobre impacto das tarifas de Trump. Fonte: X.





Fonte: Livecoins

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Moraes levanta sigilo de delação em que Cid implica Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), levantou nesta quarta-feira (19) o sigilo sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid,...

Celular Seguro usará WhatsApp para dedurar aparelhos irregulares

Programa, que visa combater roubos e furtos de celulares no Brasil, já conta com mais de 2,4 milhões de usuários cadastrados Compartilhe esta matéria Tudo...

Enem 2024: Ubes pede passe-livre a estudantes nos dois dias de provas

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que representa cerca de 40 milhões de estudantes do país, acionou os governos estaduais e do Distrito Federal,...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo