GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 4, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Bitcoin perdeu sua narrativa como ouro digital, diz JPMorgan




Analistas do JPMorgan acreditam que o Bitcoin perdeu sua narrativa como ‘ouro digital’. A crítica acontece enquanto o ouro sobe 18,2% em 2025 e o Bitcoin perde 12,5% de seu valor no mesmo período.

Embora ambos os ativos sejam commodities com grande foco na escassez, o JPMorgan nota que as variações de preço do Bitcoin estão muito mais ligadas ao mercado acionário dos EUA.

Após 16 anos, Bitcoin ainda é uma incognita

Enquanto muitos olham para o Bitcoin como uma reserva de valor, outros olham para ele como uma tecnologia. Para os analistas do JPMorgan, hoje as flutuações do Bitcoin estão muito mais ligadas a ações.

“A volatilidade do Bitcoin e sua correlação com as ações levantam dúvidas sobre a narrativa de ‘ouro digital’”.

“Olhando para o futuro, vemos o ouro continuando a subir como o principal beneficiário do comércio de desvalorização”, acrescentaram os analistas.

As falas são de Nikolaos Panigirtzoglou, diretor-gerente do JPMorgan, e foram publicadas pelo The Block nesta quinta-feira (3).

Com o ‘tarifaço de Trump’, o Bitcoin está justamente seguindo esse padrão ao acompanhar a queda de índices como S&P 500, Dow Jones Industrial e Nasdaq-100 enquanto cai cerca de 5,6%. Já o ouro conseguiu se sustentar melhor, caindo apenas 1%.

Tal movimento contrário entre os dois ativos pode ser visto desde o início do ano.

Ouro sobe em 2025 enquanto Bitcoin cai, reforçando a tese do JPMorgan.Ouro sobe em 2025 enquanto Bitcoin cai, reforçando a tese do JPMorgan.
Ouro sobe em 2025 enquanto Bitcoin cai, reforçando a tese do JPMorgan.

Temendo uma grande crise global, um investidor chegou a comprar cerca de R$ 5,8 bilhões em prata nos últimos meses. Na postagem, David Bateman nota que também possui ouro, mas que não acredita que o Bitcoin será um bote salva-vidas.

Bitwise mostra correlação entre Bitcoin e outros ativos

Já a gestora Bitwise publicou um longo relatório na última terça-feira (1º) destacando que os EUA podem entrar em recessão. O estudo tenta entender como o Bitcoin reagiria nesse cenário.

De qualquer forma, o que chama atenção é um gráfico que mostra a correlação do Bitcoin com outros ativos.

No caso do ouro, essa correlação é de apenas 0,08, subindo para 0,1 em relação ao S&P 500. Ou seja, bem distante das movimentações do mercado tradicional.

Correlação entre Bitcoin, S&P 500, Ouro, Ethereum e outros ativos. Fonte: Bitwise.Correlação entre Bitcoin, S&P 500, Ouro, Ethereum e outros ativos. Fonte: Bitwise.
Correlação entre Bitcoin, S&P 500, Ouro, Ethereum e outros ativos. Fonte: Bitwise.

Por fim, é difícil enquadrar o Bitcoin. No entanto, alguns destacam que ele serve como um guia de sentimento para outros mercados por ser negociado a qualquer hora do dia, em qualquer lugar do mundo, motivo que explica sua volatilidade.





Fonte: Livecoins

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Dois suspeitos de assaltar loja de roupas na Zona Norte de Manaus são presos horas após o crime

Dois homens, de identidade não divulgadas, suspeitos de roubar uma loja de roupas na Zona Norte de Manaus, foram presos em flagrante no bairro Jorge...

PF investiga influenciadores que ensinam a importar eletrônicos clandestinamente

Uma ação conjunta da Polícia Federal com a Receita Federal resultou em 76 mandados judiciais de busca e apreensão. Ao todo, agentes de cinco...

Super Viradão: Cursinho Vetor promove aulão especial focado no PSC 3 da UFAM

Somente em 2023, o Vetor contribuiu para a aprovação de mais de 630 alunos, sendo 350 do Enem, 190 da UEA e, mais de...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo