spot_imgspot_img
32.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Bitcoin pode sobreviver, mas outras criptomoedas vão morrer, diz Gary Gensler


Gary Gensler, ex-presidente da SEC, falou sobre o mercado de criptomoedas nesta quarta-feira (16) em conversa com a CNBC. Como destaque, o economista afirma que o Bitcoin pode sobreviver por muitos anos, ao contrário de outros projetos.

Famoso por reprimir o setor enquanto esteve em um dos principais cargos regulatórios, Gensler renunciou à presidência da SEC após Donald Trump prometer demiti-lo e vencer as eleições presidências americanas.

Essa é a primeira grande entrevista que Gensler dá após sua saída da SEC, estando mais livre para expor sua opinião sem a pressão pública.

Ex-presidente da SEC afirma que Bitcoin é uma espécie de ouro digital

Embora tenha abandonado o setor público, Gary Gensler continua com opiniões fortes sobre o setor de criptomoedas. O economista acredita que quase nenhum projeto possui fundamentos.

“Se você estiver interessado [em criptomoedas], pense que todo ativo financeiro meio que negocia com base em fundamentos e em sentimento, mas esse campo é quase 99%, ou 100% baseado em sentimento e muito pouco em fundamentos”, iniciou Gensler.

No entanto, repetindo sua fala de que 7 bilhões de pessoas querem negociar Bitcoin, o ex-presidente da SEC fez questão de destacar que o BTC se diferencia de outras criptomoedas.

“Embora algo como o Bitcoin possa persistir por muito tempo — porque há sete bilhões de pessoas no mundo e um grande interesse por ele — existem outros 10 ou 15 mil desses tokens”, continuou Gensler, notando que “geralmente essas coisas não acabam bem e a maioria acaba caindo”.

Na sequência, Gensler faz uma analogia com o mercado de metais, notando que as pessoas dão valor para poucos. Em outras palavras, o ex-SEC chama o Bitcoin de ouro digital.

“Acredito que a distinção é parecida com os metais. Só existem dois ou três metais preciosos com os quais os humanos têm uma certa fascinação, como o ouro. Não acho que nós, humanos, vamos ter uma fascinação com 10 ou 15 mil tokens de meme ou de sentimento sendo negociados ao longo dos anos.”

Finalizando a conversa, Gensler fala sobre o setor de Inteligência Artificial, notando que essa “é a tecnologia mais transformadora dos nossos tempos” e seu impacto na indústria financeira.

“Acredito que esse programa aqui já está sendo analisado por Inteligência Artificial”, comentou Gensler. “Eu não sou mais um regulador federal, mas pode ter certeza de que a IA está analisando cada palavra do Jerome Powell, cada fala do presidente dos EUA e de todos os CEOs que vocês entrevistam aqui na TV.”

“Os algoritmos estão fazendo análise de sentimento. E isso não é algo ruim — é reconhecimento de padrões. Como sociedade, vamos nos beneficiar disso, mas também existem grandes riscos nos mercados à medida que eles se tornam mais dominados por algoritmos computacionais e menos por humanos.”





Fonte: Livecoins

Anvisa determina recolhimento de lotes de fórmula infantil da Nestlé

(Folhapress) – A Anvisa determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula...

Alertas de desmatamento caem 35% na Amazônia e 6% no Cerrado

As áreas sob alerta...

Sucessor de Zema promete driblar suspensão de escolas cívico-militares em MG

Por Bruno Lucca (Folhapress) – O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (PSD),...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Banco da Amazônia amplia crédito em Manaus e injeta esperança e fomento no microempreendedorismo local

Investimentos focados em pequenos negócios somam mais de R$ 54 milhões no Amazonas e instituição planeja mais de R$ 1 bilhão para a região...

Direito indígena é moeda de troca em disputa entre Congresso e STF, diz advogado indígena

Por Laura Scofield – Agência Pública “A gente tem a sensação de que...

Ministério Público do Amazonas inicia mês de aniversário de 131 anos com lançamento do Selo comemorativo

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) inicia um período festivo em comemoração aos seus 131 anos de existência, data que será celebrada em 23...