GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
domingo, abril 13, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Blockchain de vinhos gaúchos é apresentada no South Summit Brazil


O rastreamento de vinhos gaúchos com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos por meio de blockchain foi uma das inovações apresentadas durante o South Summit Brazil, evento de inovação e negócios que aconteceu em Porto Alegre até a última sexta-feira (11). Em masterclass promovida pelo Sebrae RS na quinta-feira (10/04), as vinícolas Don Cândido e Pizzato apresentaram os primeiros vinhos com Denominação de Origem do Vale do Vinhedos que podem ser rastreados a partir de uma plataforma de blockchain.

A iniciativa foi conduzida pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) com o suporte do Sebrae RS.

Segundo o gestor estadual de indicação geográfica do Sebrae RS, André Bordignon, foi detectada a necessidade de rastreabilidade nos produtos agroalimentares com indicação geográfica, a fim de proteger o território e qualificar o processo produtivo.

Buscávamos um setor que já tivesse alcançado uma certa maturidade e produzido dados. Avaliamos que o segmento dos vinhos gaúchos atendia a essa demanda“, conta.

A partir da plataforma blockchain, é possível realizar o registro detalhado e dar transparência a todo o ciclo produtivo do vinho classificado com uma Denominação de Origem (DO). A plataforma, recebeu o nome deOrigem RS“. Com informações do Sebrae RS.

Processo com blockchain

Desenvolvida pelo Sebrae RS e o iCoLab, um instituto colaborativo de blockchain, a plataforma foi alimentada com dados da safra de 2022.

A partir daí, foi gerado um NFT (token não fungível), que é um certificado digital de propriedade inviolável.

Depois dessa etapa, foram impressos rótulos dos vinhos “tokenizados” com um QR Code.

Ao escaneá-lo, o consumidor pode acessar os detalhes sobre cada produto, desde a documentação completa da vinícola e o registro da área produtiva, até as especificações da uva e as características do vinho, incluindo todo o histórico de produção.

Atualmente, o projeto parte para uma segunda etapa, que prevê maior detalhamento do processo de certificação dos vinhos com Denominação de Origem e ampliação das vinícolas participantes.





Fonte: Livecoins

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Senador Eduardo Braga destina R$ 3,2 milhões à Fiocruz Amazonas para pesquisa em comunidades indígenas e ribeirinhas

Referência em saúde e pesquisa científica, instituição completou 30 anos de atuação nesta segunda-feira, 19 O Senador Eduardo Braga (MDB) destinou R$3,2 milhões por meio...

Filmaço de ficção científica acaba de chegar na Netflix e você precisa ver

Ghostbusters – Mais Além foi o quarto filme da franquia, o qual foi lançado em 2021, e agora se encontra disponível para ser visto na...

Presidente do TCE-AM se reúne com ministro do STF para alinhar entendimento sobre prescrição

A conselheira-presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, esteve em audiência, nesta terça-feira (4), com o ministro do Supremo Tribunal...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo