spot_imgspot_img
26.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Blockchain de vinhos gaúchos é apresentada no South Summit Brazil


O rastreamento de vinhos gaúchos com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos por meio de blockchain foi uma das inovações apresentadas durante o South Summit Brazil, evento de inovação e negócios que aconteceu em Porto Alegre até a última sexta-feira (11). Em masterclass promovida pelo Sebrae RS na quinta-feira (10/04), as vinícolas Don Cândido e Pizzato apresentaram os primeiros vinhos com Denominação de Origem do Vale do Vinhedos que podem ser rastreados a partir de uma plataforma de blockchain.

A iniciativa foi conduzida pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) com o suporte do Sebrae RS.

Segundo o gestor estadual de indicação geográfica do Sebrae RS, André Bordignon, foi detectada a necessidade de rastreabilidade nos produtos agroalimentares com indicação geográfica, a fim de proteger o território e qualificar o processo produtivo.

Buscávamos um setor que já tivesse alcançado uma certa maturidade e produzido dados. Avaliamos que o segmento dos vinhos gaúchos atendia a essa demanda“, conta.

A partir da plataforma blockchain, é possível realizar o registro detalhado e dar transparência a todo o ciclo produtivo do vinho classificado com uma Denominação de Origem (DO). A plataforma, recebeu o nome deOrigem RS“. Com informações do Sebrae RS.

Processo com blockchain

Desenvolvida pelo Sebrae RS e o iCoLab, um instituto colaborativo de blockchain, a plataforma foi alimentada com dados da safra de 2022.

A partir daí, foi gerado um NFT (token não fungível), que é um certificado digital de propriedade inviolável.

Depois dessa etapa, foram impressos rótulos dos vinhos “tokenizados” com um QR Code.

Ao escaneá-lo, o consumidor pode acessar os detalhes sobre cada produto, desde a documentação completa da vinícola e o registro da área produtiva, até as especificações da uva e as características do vinho, incluindo todo o histórico de produção.

Atualmente, o projeto parte para uma segunda etapa, que prevê maior detalhamento do processo de certificação dos vinhos com Denominação de Origem e ampliação das vinícolas participantes.





Fonte: Livecoins

Com mais temporários do que efetivos, rede estadual de SP deixa 40 mil professores sem aulas

Por Caroline Oliveira – Brasil de Fato  Aproximadamente 40 mil professores da rede...

Justiça suspende regras de escolas cívico-militares em SP

A Justiça suspendeu liminarmente...

André Mendonça assume relatoria do caso Master após saída de Toffoli

Por André Richter –  Agência Brasil O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Fortaleza x Fluminense: onde assistir e horário do jogo do Brasileirão

Confira onde assistir e horário de Fortaleza e Fluminense; partida é válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro Compartilhe esta matéria Neste sábado, 29 de...

Acordo vai custear preparação de indígenas para ingresso na carreira diplomática

Acordo de cooperação técnica incentiva ingresso de indígenas na carreira diplomática (Composição de Lucas Oliveira/CENARIUM | Fotos de AC Moraes/Flickr/Itamaraty e Alex Pazuello/Secom-AM)...

Nana Caymmi é velada no Theatro Municipal do Rio na manhã desta sexta (2)

A cantora Nana Caymmi será velada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a partir das 8h30 desta sexta-feira (2). Aos...