GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
30.9 C
Manaus
segunda-feira, maio 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Bloqueio de celular roubado: governo lança aplicativo que inviabiliza uso do aparelho

Ferramenta Celular Seguro vai permitir o bloqueio do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lança nesta terça-feira (19) o site e o aplicativo Celular Seguro. A ação tem o objetivo de combater roubos e furtos de telefones celulares em todo o país. Com a iniciativa, as vítimas poderão bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.

A previsão é de que aferramenta esteja disponível hoje na internet e também em aplicativos para Android e iOS. O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no gov.br.

Cada usuário cadastrado no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado.

PASSO A PASSO

Depois de fazer o cadastro no gov.br, o usuário insere os dados do celular que quer proteger e de uma pessoa de confiança. Em caso de roubo ou furto, bastará apenas acionar o sistema por um computador ou pedir para a pessoa previamente cadastrada comunicar o crime.

Após a notificação, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bancos e operadoras de telefonia fazem o bloqueio imediato das funções do celular.

A Anatel, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e entidades privadas são parceiras da ação do MJSP.

“Já temos a API (interface), integrada com todos os bancos, testada. A maioria deles (bancos) diz que vai bloquear o internet banking em até no máximo dez minutos, a partir da comunicação. Além disso, as operadoras de telefonia vão passar também a bloquear a linha e o SMS, porque é através de SMS que os ladrões conseguem resgatar as senhas”, disse ao jornal O Globo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.

BANCOS ADERIRAM

No caso dos bancos, o aplicativo será por adesão. Todos os bancos filiados à Febraban, que reúne a maior parte do setor bancário brasileiro, aderiram.

Meta (dona das redes Facebook, Instagram e WhatsApp), Google e aplicativos de transporte como Uber e 99 vão assinar nesta terça-feira um protocolo de intenções para integrar ao sistema do governo. A Zetta, associação que representa empresas de serviços financeiros digitais, também participará do convênio.

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

A nova norma da AGU sobre o papel de Janja e futuros cônjuges de presidentes em viagens – Política – CartaCapital

Braço jurídico do governo federal, a Advocacia-Geral da União divulgou nesta sexta-feira 4 um parecer sobre o papel da primeira-dama Janja da Silva...

Prefeitura intensifica ‘Asfalta Manaus’ no Vila da Prata e vai recapear 38 ruas do bairro

As ruas do bairro Vila da Prata, zona Oeste, recebem novo recapeamento asfáltico, por meio do programa “Asfalta Manaus”.

10 erros que te reprovam no teste de direção

Passada a prova teórica, começa o grande desafio para quem quer tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH): passar no teste de direção....
spot_imgspot_img