GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.4 C
Manaus
domingo, maio 18, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Bolívia: Mirando nova presidência, Evo Morales cria partido “Povo Evo“

[ad_1]

Junto a uma multidão na cidade de Cochabamba, o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, aprovou nesta segunda-feira (31) o nome ‘Evo Pueblo’ (Povo Evo, em tradução livre) para sua nova facção política concorrer nas próximas eleições.

Os apoiadores de Morales se reuniram no estádio Villa Tunari, onde concordaram com o nome ‘Evo Pueblo’ e sua respectiva bandeira, que terá um fundo branco com listras azuis e verdes nas laterais.

Morales liderará o novo partido, que ele formou junto com indígenas e fazendeiros após renunciar ao MAS-IPSP (Movimento pelo Socialismo) em fevereiro, para concorrer à sua nova candidatura presidencial em 2025.

Em fevereiro, Morales assinou uma aliança com o partido “A Frente pela Vitória” (“Frente Para La Victoria” em espanhol) para concorrer ao partido.

Uma candidatura de Evo Morales à presidência desafiaria o limite de três mandatos da Bolívia.

Morales e o atual presidente boliviano Luis Arce estão envolvidos em uma disputa de poder pela liderança do partido MAS. Em novembro, o MAS nomeou seu novo chefe, Grover Garcia, substituindo Morales, e elegeu Arce como seu candidato para as eleições de 2025.

O MAS-IPSP, fundado em 1997, governa a Bolívia desde 2006. Morales governou por três mandatos, até 2019, e Arce foi eleito em 2020.

[ad_2]

Fonte: CNN Brasil

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Gentileza gera dano ambiental? No caso da IA, parece que sim

Tudo sobre Inteligência Artificial Você já parou para pensar no impacto que um simples “por favor” ou “muito obrigado” pode ter? Indo para além...

TCE-AM abre programação do “Corregedoria Day” no dia nacional da ética

A Corregedoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) deu início, na manhã desta quinta-feira (02), as ações do “Corregedoria Day”, programação que...

Rios na Amazônia têm risco muito alto de contaminação por mercúrio

Um estudo da ONG WWF-Brasil indica que quatro bacias da Amazônia, onde estão territórios indígenas sob ameaça do garimpo ilegal, apresentam grande risco de...
spot_imgspot_img