spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Bolsas em todo mundo prosseguem em queda após anúncio de tarifas de Trump


Por AFP

As Bolsas na Ásia e na Europa ampliaram as perdas nesta sexta-feira (4), após o anúncio de Donald Trump de novas tarifas que aumentam o temor de uma guerra comercial em larga escala com risco de recessão e inflação.

As tarifas anunciadas por Trump, mais significativas do que o esperado, abalaram os mercados na quinta-feira. Wall Street registrou as perdas mais expressivas desde os primeiros dias da pandemia de covid-19 e o dólar sofreu uma desvalorização.

Na Ásia, os investidores seguiram com a venda em larga escala de suas ações. Tóquio fechou em queda de 2,75%, com perdas expressivas no setor automotivo: a Toyota perdeu mais de 4%, enquanto Nissan e Honda registraram baixas de mais de 5%.

Seul perdeu 0,86% e Sydney 2,44%. Os mercados chineses permaneceram fechados por um feriado.

Na Europa, após quedas de mais de 3% na véspera, a Bolsa de Paris abriu em baixa de 0,67% na sexta-feira, assim como Frankfurt (-0,44%), Milão (-1,34%) e Londres (-0,77%). Madri cedia quase de 3%.

“O dia 2 de abril continuará sendo um ponto de inflexão na história do comércio mundial. Os anúncios de Donald Trump desencadearam uma onda expansiva”, disse John Plassard, especialista em investimentos da Mirabaud.

Trump, tarifas, EUA

Presidente americano, Donald Trump (Foto: Jim WATSON / POOL / AFP)

Trump anunciou percetuais que vão até 54%

As novas tarifas anunciadas pelos Estados Unidos variam de acordo com os países, entre um mínimo de 10% e um acumulado de 54% no caso da China.

Os produtos procedentes da União Europeia serão submetidos a tarifas de 20%.

Outra consequência é o aumento da cotação do ouro, considerado um valor refúgio, que na manhã desta sexta-feira era negociado a 3.101 dólares por onça (31,1 gramas), levemente abaixo do recorde histórico registrado na quinta-feira.

O mercado de petróleo também foi impactado: o barril de WTI americano recuava 3,12%, a 64,86 dólares, menor valor desde maio de 2023. O barril de Brent do Mar do Norte cedia 2,97%, a 68,06 dólares, o menor nível registrado desde dezembro de 2021.

 



Fonte: ICL Notícias

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

Contas da gestão David Almeida de 2022 e 2023 são aprovadas pelo TCE-AM

As contas da gestão do prefeito de Manaus, David Almeida, dos exercícios financeiros de 2022 e 2023, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do...

Lula diz que todos sabem o que Bolsonaro fez e que Trump deve entender a soberania

Por André Fontenelle (Folhapress) — O presidente Lula (PT) afirmou neste domingo (23)...

Marcos reconhece Corinthians superior ao Palmeiras: “Foi para guerra“

O ex-goleiro Marcos usou as redes sociais para opinar sobre a final do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras. O duelo desta...