GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
32.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 17, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Bolsonaro diz esperar que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Por Marianna Holanda

(Folhapress) – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse neste sábado (18) esperar que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ajude com sua inelegibilidade no Brasil. Ele, contudo, não detalhou como isso poderia ser feito.

Bolsonaro falou com jornalistas no aeroporto de Brasília, após deixar Michelle Bolsonaro. A ex-primeira-dama embarcou para a posse do presidente americano, que ocorre na segunda-feira (20).

Em mais de um momento, Bolsonaro se emocionou ao mencionar que não participaria da posse do presidente dos Estados Unidos.

[Trump] já tem influencia no mundo todo da presença dele. Primeiros-ministros que estão caindo, Hamas fazendo acordo, o [Justin] Trudeau renunciou. No México, grandes apreensões foram feitas. Gostaria de apertar a mão dele, não daria pra conversar”, disse.

Mas, com toda certeza, se ele me convidou, ele tem a certeza que pode colaborar com a democracia do Brasil afastando inelegibilidades politicas, como essas duas minhas que eu tive”, completou.

Questionado sobre como isso poderia ser feito, Bolsonaro disse: “Só a presença dele, o que ele quer, só ações. Não vai admitir certas pessoas pelo mundo perseguindo opositores, o que chama de lawfare, que ele sofreu lá. Grande semelhança entre ele e eu. Também sofreu atentado. […] Não vou dar palpite nem sugestão ele sabe o que esta acontecendo”.

Bolsonaro e Trump

Moraes nega recurso de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), manteve, na sexta-feira (17), a decisão que negou o pedido de Jair Bolsonaro (PL) para ir à posse do presidente eleito Donald Trump nos Estados Unidos.

Moraes negou o recurso apresentado na quinta-feira (16) pela defesa de Bolsonaro. O ministro afirmou que adotou a posição “por seus próprios fundamentos” e encaminhou o caso à PGR (Procuradoria-Geral da República) para uma manifestação, no prazo de cinco dias. Trump toma posse na segunda-feira (20).

Moraes justificou que Bolsonaro já se manifestou publicamente a favor da fuga de condenados por crimes e da permanência deles como foragidos no exterior, em especial na Argentina. Ele também considerou que não foi juntado aos autos nenhum documento que comprovasse a veracidade do convite realizado pelo presidente eleito dos EUA a Bolsonaro.

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Câncer colorretal só acontece em idosos? Desvende 4 mitos sobre a doença

O câncer colorretal é um tipo de tumor que se desenvolve nas últimas partes do sistema digestivo. Normalmente, ele se inicia com pequenas...

Sobe para 1.700 o número de mortos em Mianmar após terremoto

O número de mortos pelo terremoto em Mianmar aumentou para 1.700 neste domingo (30), enquanto equipes de resgate estrangeiras e ajuda...

Banda Eva faz show exclusivo nesta quarta-feira para celebrar os 15 anos do Manauara Shopping

Nesta quarta-feira (10), a Banda Eva, um dos maiores grupos de axé do país, estará em Manaus para comemorar o aniversário de 15 anos...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo