GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 19, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Bolsonaro se manifesta após primeira sessão da denúncia do golpe – Política – CartaCapital

[ad_1]

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finalizou o primeiro de julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas por tentativa de golpe de Estado.

Após o fim da sessão, Bolsonaro usou suas redes sociais para voltar a criticar o rito do STF, afirmando que a denúncia deveria ter sido analisada pelo plenário da Corte, onde todos os 11 ministros votam. O ex-presidente reclamou das alterações no Regimento Interno da Corte.

“Em dezembro de 2023, com a PET 12.100 já em curso, o STF alterou seu Regimento Interno para que as ações penais originárias deixassem de ser julgadas pelo Plenário e passassem a tramitar nas Turmas”, afirmou.

Segundo ele, esta seria uma das manobras ‘feitas sob medida’ para atingir o seu caso. “O Supremo faria isso se o réu fosse outro ex-presidente? O momento ‘conveniente’ dessas alterações mostra que a regra foi criada para mim”, disse.

A manifestação é após o STF decidir rejeitar todos os pedidos preliminares apresentados pelas defesas dos denunciados pela PGR. Entre os questionamentos processuais estava uma tentativa de barrar a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid.

Além disso, o novo pedido para levar o julgamento para o plenário do STF foi negado. Outro pedido rejeitado tratava da incompetência legal do STF, já que, para os advogados, o caso deveria ser analisado em outras outras instâncias da Justiça.

Além disso, o impedimento dos ministros Flávio Dino, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin também foi analisado e rejeitado pelo colegiado. Outra tese também rejeitada pelos ministros é a de que os advogados não tiveram acesso aos documento do processo.

Os ministros também negaram pedido da defesa de Bolsonaro para ter um “juiz de garantias” no processo – um magistrado que fiscaliza a legalidade de uma investigação criminal e assegura os direitos dos investigados.

Agora, na sessão desta quarta-feira, a Primeira Turma vai prosseguir e avançar para a análise do mérito e decidir se Bolsonaro e aliados vão se transformar em réus, com a abertura da ação penal.

[ad_2]

Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

‘Criou 6 filhos, nunca precisou roubar’, diz filho de mulher que levou morto a banco

Reportagem ouviu, com exclusividade, Lucas Nunes dos Santos, filho de Érika de Souza Vieira Nunes, presa após levar um cadáver em uma cadeira de...

Solução digital oferecida pelo Sicredi completa um ano com a liberação de R$ 384 milhões aos produtores rurais

Há um ano à disposição dos produtores rurais, a CPR Fácil – solução digital criada pelo Sicredi que possibilita a emissão da Cédula de...

Vini Jr. e Endrick se enfrentam em desafio nas redes sociais; veja

O Real Madrid testou os conhecimentos esportivos de Vini Jr. e Endrick em um desafio publicado nas redes sociais, parte de uma campanha...
spot_imgspot_img