GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 8, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Bombardeiro da 2ª Guerra é encontrado na Grécia após 82 anos


Aeronave foi interceptada por caças alemães no Mar Egeu com tripulantes da Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido

20250220ADF8613402_007-1920x1080
Descoberta foi feita em julho de 2024 por equipe grega especializada em mergulhos profundos (Imagem: DOD/Divulgação)

Compartilhe esta matéria

Um bombardeiro da Força Aérea Real Australiana (RAAF) usado em missões durante a Segunda Guerra Mundial foi encontrado na ilha de Antikythera, na Grécia, após 82 anos de seu desaparecimento. 

Os destroços do Baltimore FW282 foram localizados pelo grupo grego de mergulho técnico AegeanTec, empresa especializada em explorar naufrágios em águas profundas, a 61 metros de profundidade.

A descoberta se deu em julho de 2024, mas foi anunciada agora pelo Departamento de Defesa da Austrália (DOD), dando um fim às incertezas sobre a aeronave, que desapareceu em dezembro de 1943. A confirmação foi feita pela divisão History and Heritage – Air Force (HUWC-AF).

Aeronave foi interceptada por caças alemães em retorno de missão no Mar Egeu, em 1943 (Imagem: DOD/Divulgação)

“Espero que traga algum senso de encerramento para as famílias.

O sacrifício desta corajosa tripulação foi lembrado há muito tempo, especialmente por suas famílias, e agora podemos honrar seu local de descanso final com o respeito que eles merecem”, disse o chefe da Força Aérea da RNZAF, vice-marechal do ar Darryn Webb.

Leia Mais:

Relembrando a história

O modelo operado pelo Esquadrão Nº 454 da RAAF foi interceptado por caças alemães quando retornava de uma missão sobre o Mar Egeu. Faziam parte da tripulação um piloto, um navegador e dois operadores de rádio/artilheiros aéreos.

  • Piloto: Tenente de voo (FLTLT) William Alroy Hugh Horsley (RAAF), capturado
  • Navegador: FLTLT Leslie Norman Row (Força Aérea Real [RAFVR]), desaparecido
  • Operador de rádio/artilheiro aéreo: Oficial piloto Colin William Walker (RAAF), desaparecido
  • Operador de rádio/artilheiro aéreo: Suboficial John Gartside (Força Aérea Real da Nova Zelândia [RNZAF]), desaparecido
Faziam parte da tripulação um piloto, um navegador e dois operadores de rádio/artilheiros aéreos (Imagem: DOD/Divulgação)

Segundo o DOD, o piloto acordou ao perceber a água enchendo a cabine da aeronave. Ele conseguiu nadar até a costa, onde foi entregue às autoridades alemãs e passou o restante da guerra como prisioneiro de guerra. Os outros três tripulantes foram listados como desaparecidos, possivelmente mortos.

“Os esforços de grupos como a AegeanTec são essenciais para nós na contabilização dos 3.143 aviadores australianos sem sepultura conhecida da Segunda Guerra Mundial e do conflito coreano”, afirmou o Chefe da Força Aérea, Marechal do Ar Stephen Chappell.


Bruna Barone

Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero

Bruno Capozzi

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.




Fonte: Olhar Digital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

TCE-AM analisou 94% dos processos distribuídos em 2023

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) encerrou o ano de 2023 com mais de 40 mil processos tramitados pelos conselheiros e...

Serviços eletrônicos crescem 1.583% em três anos nos Cartórios de Notas no Amazonas

Transações de imóveis, divórcios, testamentos, procurações e até reconhecimento de firmas já podem ser feitas de forma online pela plataforma nacional www.e-notariado.org.br Passados exatos três...

Rios na Amazônia têm risco muito alto de contaminação por mercúrio

Um estudo da ONG WWF-Brasil indica que quatro bacias da Amazônia, onde estão territórios indígenas sob ameaça do garimpo ilegal, apresentam grande risco de...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo