GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
25.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Botânica Office tem potencial para atrair visibilidade mundial e incrementar turismo

Além de funcional, projeto inspirado na natureza também se destaca pela beleza única

Foto 1: Botânica Office é o primeiro edifício 100% biofílico da Amazônia

O design do Botânica Office, empreendimento da Engeco em construção na avenida Darcy Vargas, Zona Centro-Sul, é o que há de mais inovador na arquitetura em Manaus. Mas além de sua funcionalidade como ambiente corporativo, o projeto inspirado na natureza também se destaca pela beleza única. Isso contribui para ornamentar a cidade e atrair a atenção do mundo para a região amazônica, incentivando o turismo, a exemplo do que ocorre em outros países.

Há cidades que se tornam turísticas justamente pela sua arquitetura. Segundo o estudo Turismo e Arquitetura Moderna, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quando um lugar oferece uma configuração arquitetônica particular e atrativa, se cria uma experiência turística quase que de forma espontânea. “Edifícios emblemáticos e intervenções urbanas cumprem um papel fundamental na criação de atrativos turísticos”, destaca o e-book.

Antes mesmo de estar concluído, o Botânica Office já demonstra este potencial. Um comentário recorrente sobre o projeto é que ele parece algo fora do Brasil, lembrando empreendimentos internacionais, como em Cingapura, onde a Torre CapitaSpring surpreende com uma floresta urbana em seus 51 andares. Ou em Colombo, Sri Lanka, onde o Clearpoint Residences não só purifica o ar, mas também economiza água. Milão, na Itália, também abriga as Torres Bosco Verticale, removendo 15 a 17 toneladas de CO2 anualmente. Em breve, o Botânica Office se unirá a este seleto grupo de projetos arquitetônicos que se tornaram verdadeiros ícones turísticos.

Foto 2: Prédios com arquitetura biofílica viram verdadeiros pontos turísticos pelo mundo

O diretor-presidente da Engeco, Porfírio Saldanha, explica que o empreendimento foi pensado para ser pioneiro em Manaus. “O programa, sobretudo, era criar um produto inovador e que trouxesse para o mercado  a qualidade da convivência. Que as pessoas pudessem trabalhar em um ambiente que propicia um equilíbrio emocional, social, de interação com a natureza”, destaca.

Segundo o arquiteto Laurent Troost, que assina o projeto junto com Vitor Pessoa, o Botânica Office foi pensado durante a pandemia suscitando a interação social. Já a sua estética foi pensada para trazer algo que não existe em outros ambientes corporativos de Manaus.

O Botânica Office tem quatro fachadas e quatro tipos de salas com muitas vantagens. A vista, a insolação e o formato. O sombreamento gerado pelas plantas vai permitir filtrar a luz e evita uso de algum tipo de fechamento que obrigaria a ligar a energia elétrica, por exemplo. Por outro lado, os vidros vão ser mais transparentes que um edifício convencional. O sistema biofílico se adapta muito bem ao clima de Manaus, mais que outras cidades do país”, detalha.

Botânica Office

Lançado em maio de 2023, o Botânica Office, um inovador Business Center na Amazônia, está em construção acelerada em Manaus. Desenvolvido pela Engeco em parceria com a Troost + Pessoa Architects, o empreendimento se destaca pelos seus diferenciais, como salas com varandas privativas, pé direito duplo e vista panorâmica. Com opções de salas de 32m² a 132,98m² e lajes corporativas de 488,40m² a 884,52m², o Botânica Office oferece uma estrutura privilegiada. A área comum inclui lobby com pé direito duplo, hall de elevadores com janelas panorâmicas, espaço público de integração no térreo e previsão para espaços comerciais, além de vagas de bicicleta com banheiro exclusivo para ciclistas.

Saiba mais sobre o projeto em https://engeco.com.br/botanica.

Sobre a Engeco – É uma construtora e incorporadora que está há 40 anos no mercado imobiliário. Foi fundada por Maury Guerreiro e Porfírio Saldanha e tem se destacado por oferecer empreendimentos comerciais e residenciais de alto padrão e exclusivos.

Sobre a Troost + Pessoa Architects – É a parceria entre o belga Laurent Troost e o brasileiro Vitor Pessoa, arquitetos que trabalham com o conceito integralista, focado no diálogo entre arquitetura e natureza. Troost é responsável pelo projeto de restauração do Casarão da Inovação Cassina, que recebeu o prêmio Oscar Niemayer de Arquitetura Latino-Americana, entre outros.

_________________________________

Três Comunicação e Marketing

Siga-nos em nossas redes sociais:

GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

Conselheiro-ouvidor do TCE-AM participa de Fórum Nacional de Compras Públicas

O conselheiro-ouvidor do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e vice-presidente do Instituto Rui Barbosa, Mario de Mello, participou, nesta terça-feira (2), do 1º...

Nova lei da cidadania portuguesa entra em vigor em abril

Décima alteração na legislação irá beneficiar, principalmente, milhares de brasileiros que vivem em Portugal há cinco anos Foi publicada na edição de ontem do Diário...

Prefeituras e câmaras municipais do AM têm até 15 de outubro para responder questionário do projeto InterAgir, da Atricon

As prefeituras e câmaras municipais do Amazonas têm até 15 de outubro para responderem ao questionário do Projeto InterAgir, uma iniciativa da Associação dos Membros dos...
spot_imgspot_img