GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
24.6 C
Manaus
terça-feira, maio 20, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Boulos apresenta projeto para punir militares envolvidos em conspiração – Política – CartaCapital

[ad_1]

Às vésperas do “aniversário” de 61 anos do golpe de Estado de 1964, em 31 de março, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) apresentou um conjunto de propostas que buscam punir quem participar de articulações golpistas. O chamado Pacote da Democracia chegou à Câmara dos Deputados nesta segunda-feira 24.

Boulos propõe uma emenda que determina a expulsão e a cassação da patente de militares das Forças Armadas que se envolverem em conspirações contra a ordem constitucional. Outro projeto pode deixar inelegíveis por oito anos políticos que participarem de tramas golpistas.

“Ao não punir seus militares durante a transição democrática, o Estado brasileiro errou, pois encorajou a insurreição contra as instituições. É hora de corrigir esse erro histórico”, argumenta Boulos na justificativa de uma das matérias.

Há ainda uma proposta que prevê a cassação das redes sociais e a desmonetização de perfis e canais que promoverem essas ações.

O pacote de medidas vem à tona um dia antes de o Supremo Tribunal Federal decidir se torna o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados reús por participação em uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

[ad_2]

Por: Carta Capital

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

onde assistir e horários das partidas

Confira aqui, no Olhar Digital, onde assistir, ao vivo, às partidas de hoje, 5 de abril de 2025. Veja, a seguir, os jogos de hoje Compartilhe esta matéria Confira aqui,...

bombeiros acabam de ganhar um aliado em desabamentos

Equipe criou novo robô flexível que pode ajudar socorristas no resgate de vítimas presas sob destroços de desabamentos Compartilhe esta matéria Pesquisadores do MIT Lincoln...

Novo diz que lançará Marcel van Hattem ao Senado em 2026

O partido Novo confirmou que irá lançar o deputado federal gaúcho, Marcel van Hattem, à disputa por uma vaga no Senado...
spot_imgspot_img