ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x
A petroleira britânica BP anunciou nesta segunda-feira (4) a maior descoberta de petróleo e gás da empresa nos últimos 25 anos. O achado foi feito no bloco Bumerangue, em águas profundas do pré-sal da Bacia de Santos, a cerca de 404 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a uma profundidade de 2.372 metros.
A BP detém 100% de participação no bloco, adquirido em 2022, com gestão da estatal brasileira Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), responsável pelo contrato de partilha de produção.
Segundo a companhia, os primeiros resultados indicam alto teor de dióxido de carbono no material coletado, mas novas análises laboratoriais serão feitas para avaliar melhor o potencial da área.
“A BP agora iniciará análises laboratoriais para caracterizar melhor o reservatório e os fluidos descobertos, que fornecerá informações adicionais sobre o potencial do bloco Bumerangue. Outras atividades de avaliação estão planejadas, sujeitas à aprovação regulatória”, afirmou em nota.
O anúncio impulsionou as ações da BP na Bolsa de Londres, que fecharam em alta de 1,4%. A empresa deve divulgar seu balanço financeiro do segundo trimestre nesta terça-feira (5) (Foto: Reprodução)
Produção de petróleo da BP
Com o bloco Bumerangue, a BP chega à sua décima descoberta de petróleo e gás em 2025. As explorações bem-sucedidas até agora incluem os campos de Beryl e Frangipani, em Trinidad; Fayoum 5 e El King, no Egito; Far South, no Golfo do México; Hasheem, na Líbia; e Alto de Cabo Frio Central, também no Brasil. Além disso, a companhia anunciou descobertas na Namíbia e em Angola por meio da Azule Energy, sua joint venture com a Eni, na qual detém 50% de participação.
A meta da BP é aumentar sua produção global para entre 2,3 e 2,5 milhões de barris de petróleo por dia até 2030, com potencial de crescimento até 2035.
Fonte: ICL Notícias




