spot_imgspot_img
27.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 12, 2026
spot_imgspot_img

Brancos somam quase 70% dos estudantes de medicina, aponta estudo


Os brancos são maioria entre os alunos matriculados nos cursos de medicina no Brasil. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (30) em live, fazem parte do estudo “Demografia Médica no Brasil 2025”, feito pelo Ministério da Saúde em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Associação Médica Brasileira (AMB).

Informações do Censo da Educação Superior, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foram utilizadas pelos pesquisadores. Elas consideram os estudantes matriculados entre o primeiro e o sexto ano da graduação em 2023.

Neste cenário, o levantamento mostra que os brancos representaram 68,6% dos alunos do bacharelado, um dos mais concorridos no Brasil. Os pardos aparecem na sequência, com 25,7%. Já os pretos são 3,5%, enquanto os amarelos 1,8%, e os indígenas 0,4%.

A pesquisa também traz recortes relacionadas ao gênero. De acordo com os pesquisadores, as mulheres eram maioria nos cursos de medicina dentro do período estudado. Elas representaram 61,8% dos alunos (crescimento de 8,1 pontos percentuais em relação a 2010). O percentual de homens foi de 38,2%.

Em relação à idade, a pesquisa destaca que 60,9% dos estudantes no período considerado tinham até 24 anos. Os jovens com idade entre 25 e 29 anos representaram 25,3%. Os acima de 35 anos foram 7,1%. Por fim, os alunos de 30 a 34 anos somaram 6,7% das matrículas.

No quesito escolaridade, o levantamento destaca que 66% dos estudantes de medicina se formaram no ensino médio em escolas privadas. Quando consideradas as escolas públicas, o percentual cai para 34%.

Também há disparidade dentro do ensino superior. Ao todo, 266.507 estudantes estavam frequentando as aulas no período da coleta dos dados. Desses, 77,7% eram alunos de faculdades privadas, enquanto 22,3% das públicas.

Internamente, o estudo aponta que 39,3% dos estudantes das instituições gratuitas participavam de programas de reservas de vagas. Na rede privada, 23% aderiram ao financiamento estudantil para conseguir manter os estudos.

Veja os cursos de Medicina que tiveram nota máxima em avaliação do MEC



Fonte: CNN Brasil

Beach club embargado da família Vorcaro realiza evento no pré-Carnaval da Bahia

Por Thiago Domenici – Agência Pública Uma festa realizada no último fim...

Toffoli deixa relatoria de investigação sobre o Banco Master

O ministro Dias Toffoli,...

Líderes da oposição apoiaram propostas para manter escala 6×1 e barrar mudança na Constituição

Por Vinicius Konchinski – Repórter Brasil  Prioridade do governo federal em 2026, o...
-Patrocinador-spot_img

Amazonas Repórter

Tudo

41% dos logins usam senhas já roubadas

41% dos logins usam senhas já roubadas - CISO Advisor Ir para o conteúdo Fonte: CISO Advisor

Após anunciar vinda ao Brasil, Bad Bunny atinge pico global de buscas

O cantor Bad Bunny, 31, atingiu seu pico global de buscas no Google neste mês de maio, conforme aponta um levantamento...