Brasil deixa o Mapa da Fome depois de três anos


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Nesta segunda-feira (28), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU) anunciou que após três anos o Brasil deixou o Mapa da Fome.

O resultado reflete a média trienal 2022/2023/2024, que colocou o país abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente.

Desde o triênio de 2019 a 2021, o Brasil voltou a figurar o Mapa da Fome, após ter saído pela primeira vez dessa estatística em 2014.

Tirar o Brasil do Mapa da Fome havia sido uma das promessas de campanha para o governo Lula, que comemorou a conquista.

mapa da fome

Presidente Lula tinha como promessa retirar o Brasil do Mapa da (Fome: Ricardo Stuckert / PR)

“Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do Mapa da Fome, mais uma vez. Uma conquista histórica que mostra que com políticas públicas sérias e compromisso com o povo, é possível combater a fome e construir um país mais justo e solidário”, afirmou o presidente Lula nas redes sociais.

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome disse que saída do Brasil do Mapa da Fome é resultado de decisões políticas do governo brasileiro que priorizaram a redução da pobreza, o estímulo à geração de emprego e renda, o apoio à agricultura familiar, o fortalecimento da alimentação escolar e o acesso à alimentação saudável.

Mapa da Fome

Servindo como um indicador global da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, o Mapa da Fome identifica países onde mais de 2,5% da população sofre insegurança alimentar crônica.

Figurar nesse mapa, significa que uma parcela significativa da população não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável.

Os indicadores usados para monitorar a situação alimentar de um país foram determinados pela  Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo o indicador Prevalência de Subnutrição sendo calculado a partir de três variáveis:

  • Quantidade de alimentos disponíveis no país, considerando produção interna, importação e exportação;
  • O consumo de alimentos pela população, considerando as diferenças de capacidade de aquisição (a renda);
  • E a quantidade adequada de calorias/dia, definida para um “indivíduo médio” representativo da população.

Tendo estimada a quantidade total de alimentos disponíveis no país, é calculado então como  ela se distribuiria entre a população.





Fonte: ICL Notícias

Caos climático: El Niño ameaça SP com fogo, temporal e seca

Por Clayton Castelani (Folhapress) – A chuva acima da média em São Paulo neste início de inverno,...

Internado, Parreira passa por cirurgia no Rio de Janeiro

O técnico Carlos Alberto...

Venezuela: Idosa e criança são salvas após 3 dias soterradas

Do Brasil de Fato As equipes de resgate na Venezuela correm contra o...

Amazonas Repórter

Tudo

TCE-AM promove 1º Fórum de Discussões sobre Programas de Preparação para a Aposentadoria

Para estimular o debate sobre a importância de um planejamento prévio do poder público ao momento de aposentadoria dos servidores públicos, o Tribunal de...

10 animes com histórias bizarras – e onde assisti-los online

Os animes são uma indústria forte de entretenimento no Japão. Desde o início do século XXI, estreiam cerca de 100 animes por ano,...

Após casos de sarampo em SP, Saúde recomenda vacinar bebê

Por Patrícia Pasquini (Folhapress) – Após a confirmação de três casos de sarampo...