GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img
29.3 C
Manaus
sábado, abril 26, 2025
GOVERNO FEDERALspot_imgspot_img

Brasil lança Observatório Nacional de Blockchain


O Governo Federal do Brasil, desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou nesta sexta-feira (25) o Observatório Nacional de Blockchain.

A iniciativa é uma das primeiras entregas do Projeto Ilíada, que como noticiado pelo Livecoins, é uma frente de ampla adoção da tecnologia blockchain no âmbito público brasileiro.

Assim, com o novo observatório, faculdades, empresas e o próprio setor público devem se conectar melhor, dando um passo a mais na adoção da tecnologia que nasceu com o bitcoin.

O que é o novo Observatório Nacional de Blockchain?

Apresentado em um webinar na manhã da última sexta, o Observatório Nacional de Blockchain é um repositório online disponível de forma gratuita a todos os interessados.

O comitê editorial é composto por Bárbara Evellyn (RNP), Giulia Soares (bolsista de jornalismo científico), Ismael Ávila (CPQD), Larriza Thurler (RNP), Luana Cruz (bolsista de jornalismo científico) e Silvia Marion (CPQD).

Assim, eles indicam que a iniciativa trás ao Brasil uma iniciativa similar a outra que já ocorre na Europa. A idealizadora do projeto foi a ex-professora da UFBA, Fabíola Greve, que era uma especialista em blockchain, mas que faleceu no final de 2023 em razão de uma cirurgia.

O observatório foi idealizado pela saudosa professora Fabiola Greve, da UFBA, e inspirado em uma iniciativa semelhante na Europa. O nosso desejo é ser uma fonte de agregação de informações sobre iniciativas em desenvolvimento por entes públicos e privados, contribuindo assim para o diálogo e a integração entre atores da academia, governo e setor empresarial“, destaca Leandro Ciuffo, diretor adjunto da Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP.

Startups blockchain ganham espaço para mostrar iniciativas

Um dos recursos que chega com o Observatório Nacional de Blockchain é o Mapa de iniciativas. A proposta é a de identificar startups, grupos de pesquisa e projetos governamentais relacionados à blockchain.

Outro recurso são os indicadores do setor, que apresentará dados sobre a produção científica nacional em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Além disso, a plataforma disponibiliza uma área dedicada à curadoria de conteúdos, como relatórios, vídeos e oportunidades de pesquisa, e será atualizada com as principais tendências, regulamentações e avanços do setor. Também será lançada uma Comunidade de Especialistas em Blockchain, com encontros virtuais para troca de experiências e um grupo de discussão no LinkedIn.





Fonte: Livecoins

Amazonas Repórter

Tudo
spot_imgspot_img

“Quero que as pessoas não durmam”, diz criador de “Um Terror de Parentes”

Estrelado pela atriz Lisa Kudrow (“Friends”), o horror comédia “Um Terror de Parentes” chegou ao serviço de streaming Max na quinta-feira (13). Em entrevista cedida com exclusividade...

Novo Cangaço: suspeito de ataque é preso em Campinas (SP)

Um dos suspeitos de envolvimento no ataque a uma agência da Caixa Econômica Federal em Guaxupé (MG), ocorrido na madrugada desta...

Funcionário do DOGE teria dado suporte para hacker, diz agência

A Reuters teve acesso a dados sensíveis que comprovariam que o principal membro da equipe de Elon Musk no Departamento de Eficiência Governamental...
spot_imgspot_img
×

Participe do grupo mais interativo da Cidade de Manaus. Sejam muito bem-vindos(as)

WhatsApp Entrar no Grupo