Usuários brasileiros invadiram as redes sociais do presidente da Argentina, Javier Milei, nesta terça-feira (16), após um post que retrata o Brasil composto por favelas, enquanto mostra a Argentina como um país futurista. Milei sofreu uma enxurrada de críticas.
O post de Milei compartilhava uma imagem que mostra a América do Sul de forma contrastante, associando países como o Brasil a favelas e outros como cidades futuristas e desenvolvidas. Na imagem, países como Brasil, Colômbia, Uruguai e Venezuela aparecem retratados como uma grande favela, enquanto Argentina, Chile e Paraguai são ilustrados como centros urbanos modernos.

No post original, o autor da imagem escreveu: “O povo sul-americano grita liberdade. Basta de socialismo empobrecedor”. A publicação foi repostada no perfil oficial do presidente argentino no Instagram. O post ocorreu um dia após a vitória de José Antonio Kast, candidato de extrema direita, nas eleições presidenciais do Chile.
Ao republicar o conteúdo, o presidente argentino reforçou o tom ideológico ao compartilhar a frase “a esquerda retrocede e a liberdade avança”, sinalizando apoio à mudança no cenário político regional. Atualmente, governos de esquerda estão no poder em Brasil, Colômbia, Guiana, Suriname, Uruguai e Venezuela. Já a direita governa Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru.
Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou oficialmente sobre a publicação.

Milei é alvo de críticas nas redes
Após a publicação de Milei, brasileiros criticaram e ironizaram a comparação. Muitos compararam dados econômicos e até disseram frases como: “Vai pentear esse teu cabelo” e “Pelé é Melhor que Maradona”.

“O PIB da favela é maior que da Argentina”, disse um usuário. “O ‘país favela’ é a maior economia da América do Sul”, comentou outro. “Ele tem muita coragem de mexer com o Brasil… Nós brasileiros somos o puro caos quando falam mal do nosso país!”, diz outro comentário.





